
As velhas técnicas de resolver a baixa produtividade não funcionam mais. No mundo atual, melhorar a produtividade de um armazém logístico é algo que envolve desafios inéditos para muitos gestores. Esses desafios vão desde melhorar a gestão dos recursos humanos, até aplicar estratégias diferentes para estoque e transporte.
Nesse texto, você receberá algumas dicas para melhorar a produtividade nos armazéns logísticos e conseguir bons resultados. Confira:
Ouça os trabalhadores dos armazéns logísticos
O primeiro passo, ao observar uma queda de produtividade, é ouvir os funcionários. Uma boa gestão de armazéns logísticos envolve um trabalho forte de recursos humanos..
Hoje, a boa gestão envolve ouvir todas as pessoas e tomar decisões com base no máximo de informações. Por isso, entender como os funcionários estão lidando com o trabalho é o primeiro passo.
Aprimore a supervisão
É imprescindível que a pessoa que supervisiona um armazém logístico seja qualificada. Só assim esse profissional poderá identificar os gargalos na produção. A supervisão adequada diminui erros e evita desperdícios.
Uma análise detalhada de relatórios diários pode identificar esses gargalos com maior facilidade. Faça questão de que os supervisores e as supervisoras das operações logísticas não deixem de lado a transmissão e a aquisição de informações.
Existem diversas ferramentas tecnológicas que rastreiam caminhões, observam a capacidade de estoque, entre outras coisas.
Saiba mais sobre o uso da tecnologia para reduzir custos de operações logísticas.
Adote as técnicas de cross-docking
Os custos do
cross-docking podem ser 25% menores do que os custos dos armazéns tradicionais. Com o
cross-docking, a mercadoria recebida em um armazém logístico é preparada imediatamente para o envio, o que reduz as despesas com estocagem.
O
cross-docking funciona especialmente para os produtos com vendas previsíveis, nas quais é possível determinar a hora de saída e chegada.
A tecnologia no armazém logístico é uma grande aliada do
cross-docking e, por isso, é ainda mais importante a sua aplicação.
Condomínios logísticos são locais especializados no método
cross-docking, além de aprimorar a segurança e a efetividade.
Saiba mais sobre condomínios logísticos.
Estude com atenção as embalagens
Revise se as embalagens são adequadas para cada produto. Caixas maiores que o ideal, por exemplo, diminuem a capacidade de espaço dos caminhões. E isso pode impactar bastante nos índices de produtividade, uma vez que cada centímetro faz diferença.
Divida tarefas com fornecedores
Terceirizar algumas tarefas é importante para aumentar a produtividade no armazém. Escolha prestadoras de serviços especializadas em determinadas áreas, com toda a tecnologia necessária para otimizar processos. Operações como embalagem e etiquetagem, por exemplo, podem ser repassadas para esses fornecedores, o que reduz o tempo no armazém.
Gostou de conhecer os métodos para melhorar a produtividade nos armazéns logísticos? Leia também sobre
as formas de reduzir os custos logísticos da sua operação.