Contato Comercial+ 55 41 2169-6868
Blog

Por que o gerenciamento logístico é tão importante para indústrias? Entenda!

17 de setembro de 2018

Por que o gerenciamento logístico é tão importante para indústrias? Entenda!
gerenciamento logístico O gerenciamento logístico para indústrias é essencial para os mais diversos modelos de negócio. Este recurso pode fazer a diferença entre uma entrega de qualidade, que fideliza os seus clientes, e uma entrega com falhas, que afasta a possibilidade de vendas futuras. Isso, provavelmente, você já sabe! Porém, como explicar para quem lida com as finanças e a gestão da sua empresa por que o gerenciamento logístico deve ser uma prioridade? Esta não é uma tarefa simples. Para isso, vamos explicar alguns pontos, a seguir!  

Por que o gerenciamento logístico para indústrias é fundamental?

Parece uma questão fácil, mas não é. Afinal, a automação e a racionalização dos processos logísticos na indústria passou a ser considerada fundamental nos últimos 30 anos, após a Guerra do Golfo. Isso porque a mesma obrigou as Forças Armadas americanas a deslocar milhares de suprimentos entre os oceanos. O planejamento logístico, naquele momento, foi a diferença que permitiu a efetividade das operações. A partir disso, foi desenvolvido o conceito de Supply Chain Management (gerenciamento da cadeia de suprimentos, em português). O foco estava na otimização de tempo e recursos dos processos comerciais. Para isso, tão importante quanto a administração de materiais, também é considerada a gestão de pessoas, de fornecedores e de engenharia.  

Como o gerenciamento logístico para indústrias se desenvolve?

Atualmente, o gerenciamento logístico para indústrias se desenvolve em três campos:
  • Recursos: busca vantagens competitivas na gestão dos recursos materiais, pessoais e de capital;
  • Informação: procura vantagens competitivas no campo da informação, trocando dados entre os envolvidos no processo logístico para melhorar e otimizar o Supply Chain Management (gerenciamento da cadeia de suprimentos, em português);
  • Usuário: foco no cliente logístico, com processos e trabalho voltados para o usuário final. Ou seja, gira em torno da entrega.
 

Como o gerenciamento logístico para indústrias faz diferença nos seus resultados?

 

Mede a produtividade da sua frota de transporte

Medir a quantidade de combustível utilizado, o desgaste dos pneus, o peso das cargas dos caminhões, entre outras funções, faz parte do gerenciamento logístico. Esse trabalho, que envolve análise matemática e física, faz uma diferença enorme na depreciação da frota, nas trocas que podem ser feitas e no planejamento financeiro necessário para as mesmas.  

Controla melhor os pedidos

Se você souber exatamente quais são os pedidos, quando estarão prontos e fizer ainda uma análise estatística das entregas e das perdas, isso permitirá a você eliminar os danos futuros e melhorar as suas entregas. Planilhas de aplicativos de Supply Chain Management são bem úteis nesse aspecto.  

Monitora o trajeto da produção até a entrega

Você certamente otimizará o planejamento se monitorar o trajeto integral do produto, desde a sua concepção até a entrega nas mãos do cliente. Ao fazer isso, você poderá alavancar os seus lucros e reduzir eventuais prejuízos. -- Descubra mais sobre como o gerenciamento logístico para indústrias é feito e de que forma ele pode melhorar os resultados da sua empresa. Continue navegando em nosso blog!  

LEIA MAIS