Contato Comercial+ 55 41 2169-6868
Blog

Você sabe quais são os principais sistemas de armazenagem logística? Entenda mais!

03 de julho de 2018

Você sabe quais são os principais sistemas de armazenagem logística? Entenda mais!
sistemas de armazenagem logística A fim de que haja gerenciamento, conhecer os sistemas de armazenagem logística é algo fundamental. Eles servem para organizar e também classificar os materiais que compõem um armazém ou depósito, separando recursos de produtos já finalizados ou preparados. Desde coisas básicas como peso, tamanho e quantidade, até detalhes mais aprofundados. Parece simples, mas não é! Afinal, usar um sistema adequado às suas necessidades para armazenagem logística pode ser a diferença entre zerar as perdas e otimizar ao máximo os seus processos. Nesse texto, vamos explicar à você como gerenciar logística e aplicar essas informações para obter mais lucros e resultados.  

#6 principais sistemas de armazenagem logística

Sistema WMS

O sistema WMS é um dos mais conhecidos para gerenciar os insumos da armazenagem logística. Ele consiste em automatizar os processos da área de estoques através de um software, que permite entender os níveis de reposição de cada estoque, as movimentações efetuadas e o tempo necessário. Para esse controle, os sistemas mais atualizados do mercado capturam dados através dos códigos de barras dos produtos, transmitidos por dispositivos móveis e redes wireless. Tais informações são sincronizadas com uma base centralizada, facilitando o processamento em tempo real.  

Porta Pallets

É fundamental para o melhor aproveitamento do espaço que um armazém tenha sistemas de verticalização eficazes. Para isso, o sistema de porta pallets é de extrema importância. Uma vez que requer a utilização de empilhadeiras, para que as estruturas superiores da armazenagem logística sejam acessadas. Os pallets podem ser alocados inteiros em estruturas de metal, possibilitando a separação das mercadorias em vários níveis diferentes.  

Flow Rack

O flow rack é uma estrutura que facilita e agiliza a movimentação através do deslizamento. As prateleiras, assim, são disponibilizadas de maneira inclinada. É geralmente empregado para gerenciar logística de itens leves, pequenos e fáceis de transportar. Com esse tipo de sistema, o tempo requerido para carregar estoques é otimizado. Além disso, torna mais fácil identificar a necessidade de reposição dos itens.  

Estantes carrossel

Para itens maiores e mais pesados, os sistemas de estantes carrossel são uma boa pedida. Neles, a estrutura pode deslizar de forma horizontal até a posição em que acontecerá o carregamento. Isso reduz custos, pois torna desnecessário o uso de máquinas em todos os processos, além de otimizar tempo. É um dos sistemas mais implementados nas indústrias.  

Estruturas cantilever

Esses sistemas são ideais para a armazenagem logística de grandes cargas, graças à sua estrutura e ótimo nível de resistência. O cantilever tem fácil montagem e desmontagem, pela ausência de soldas e pelo encaixe através de chavetas e treliças. É projetado para cargas com ampla longitude e pesos variados, mas não é recomendado para cargas menores - para estes, o uso de porta pallets é mais adequado.  

Mezaninos e prateleiras

O uso de mezaninos e racks com prateleiras para verticalizar ao máximo o seu complexo é primordial, a fim de que seja possível o máximo aproveitamento do local. Para isso, há que se pensar nas possibilidades: instalação em corredores elevados, plataformas de seleção e expedição e prateleiras em peças pequenas. Com isso, você pode gerenciar logística com o máximo de eficiência e o mínimo de perdas. -- Quer mais conteúdos sobre administração e gerenciamento de logística? Acesse o blog da Capital Realty!

LEIA MAIS