Contato Comercial+ 55 41 2169-6868
Blog

Você usa o Cross Docking? Descubra as vantagens estratégicas para logística

30 de julho de 2018

Você usa o Cross Docking? Descubra as vantagens estratégicas para logística
vantagens estratégicas para logística De que maneira você estoca seus produtos? Isso é uma das vantagens estratégicas para logística da sua empresa? Você usa enormes caixas, difíceis de mover? Prateleiras pesadas que exigem profissionais muito fortes para conseguir retirar seus produtos? A possibilidade de estoque ficou tão difícil que você adoraria ter robôs de alta precisão para empilhar o que armazena e vende para seus clientes? Caso você sinta uma enorme dificuldade em ser ágil nas suas entregas, está na hora de experimentar o Cross Docking. Neste artigo, você vai entender o que é este método, quais são as suas vantagens estratégicas para logística e como obter os melhores resultados utilizando a ferramenta, especialmente no e-commerce.  

O que é o Cross Docking?

É um sistema de distribuição feito para armazenar, direcionar e mover os seus produtos da forma mais eficiente possível. Usando o sistema de distribuição Cross Docking, o item que é comprado no site, por exemplo, é enviado para um centro logístico, responsável pela tarefa de encaminhar o pedido ao cliente final.  

Quais são as vantagens estratégicas para logística do Cross Docking?

Por não exigir um local imenso para realizar o estoque, o sistema Cross Docking parte de uma otimização do ambiente. Alugar enormes galpões perto dos portos para importar produtos, por exemplo, é algo que ficou no passado. Com um instrumento desse tipo, o sistema de chegada também é feito em um centro logístico. Quando o produto está encaminhado, ele já é deslocado para o transporte ou para o centro logístico, onde é organizado. Assim, o Cross Docking aumenta também a agilidade, pois o tempo gasto para empilhar, guardar e retirar é aplicado de maneira inteligente.  

Por que a localização é fundamental para o Cross Docking?

Um sistema de Cross Docking exige local de distribuição tão ágil quanto o próprio método. Vamos dar um exemplo: você instala essa solução em uma área erma e longe dos seus clientes, numa rodovia de difícil acesso. Para o negócio funcionar, é preciso caminhões que redistribuam os produtos mais ou menos no mesmo tempo da chegada. E se a localização for ruim, acarretando no atraso das entregas? Um tempo precioso acaba sendo perdido com locais inacessíveis e distantes. É o “barato” que sai caro. Por isso, o estabelecimento correto é uma das vantagens estratégicas para logística, que pode fazer com que o Cross Docking seja bem-sucedido. A Capital Realty, por exemplo, tem sistemas de operação bastante próximos aos principais eixos rodoviários, permitindo uma distribuição ágil e previsível.  

Locais seguros para Cross Docking

Como essa ferramenta exige rapidez, entre as vantagens estratégicas para logística que são primordiais, há o investimento em segurança. Lembre-se de que você está trabalhando com a lógica de circulação, não de estoque. Em alguns momentos, os caminhões podem chegar no meio da noite, quando acontecem os maiores índices de roubos de carga. Então, que tal investir em um local seguro, com guaritas, portaria, cancelas garra de tigre e demais opções que sua empresa precisa para fornecer condições seguras de trabalho aos seus funcionários? -- Quer conhecer melhor as nossas alternativas? Acesse o blog da Capital Realty!

LEIA MAIS