Contato Comercial+ 55 41 2169-6868
Blog

Galpão logístico para alugar: 5 vantagens para o seu negócio

15 de junho de 2022

Galpão logístico para alugar: 5 vantagens para o seu negócio

A escolha de um bom galpão logístico para alugar precisa levar em consideração todas as necessidades da sua operação, desde localização estratégica, infraestrutura do local, usabilidade, uso de tecnologias e mais. São esses e outros requisitos que vão definir qual galpão logístico de alto padrão que irá melhor atender a necessidade da sua produção, garantindo mais eficiência, agilidade e segurança.

O que é galpão de logística?

 Tipos de galpões

Os tipos de galpões logísticos podem variar dependendo do tamanho da operação, o tipo de produto comercializado, de que maneira é feita a armazenagem, entre outros requisitos. Entre as opções disponíveis no mercado, os mais conhecidos são:

1. Galpão piramidal

É um tipo de galpão com montagem simples, feito com chapas de ferro ou tubulações, próprio para locais menores ou aumento interno de uma operação logística. É uma estrutura muito utilizada para operações que demandam depósitos menores, montados de forma temporária, com a recomendação de até 225 m².

2. Galpão de lona

A estrutura de galpão logístico em lona tem como principal característica a possibilidade de garantir a cobertura de grandes espaços, com amplitude e bom aproveitamento. Normalmente montado por um sistema de vigas, os galpões de lona costumam armazenar cargas de produtos agrícolas, industrializados, entre outros tipos de mercadoria não perecíveis. 

3. Galpão pré-moldado

Esse tipo de estrutura costuma ser mais simplificada, com uso de vigas ou metais, pois possui montagem flexível. O galpão pré-moldado é indicado para operações que demandam grandes espaços para estocagem de produtos e optam por armazenar no modelo de verticalização, como exemplo empresas de materiais de construção, ferramentas, etc . 

4. Galpão em arco

Esse tipo de estrutura é conhecida pela funcionalidade acústica e climatização do ambiente. Por isso, os galpões em arco são indicados para regiões onde há chuva com frequência e o clima é mais úmido, pois a estrutura é própria para facilitar o escoamento, evitando possíveis infiltrações que prejudiquem a carga armazenada.

5. Galpão em shed

Nesse tipo de estrutura existem os vãos simples ou múltiplos. É caracterizada pelo conceito de degraus na montagem, feito para ventilar e iluminar com luz natural a área interna das estruturas onde estão armazenados os produtos.

 

Como escolher um galpão logístico?

A eficiência e o sucesso de uma operação logística que atua no transporte de cargas é influenciada por vários fatores que impactam diretamente na organização e distribuição dos produtos. Por isso, na hora de escolher o galpão logístico ideal para a sua operação leve em consideração:

1. Localização

Pense que a sua operação terá mais eficiência e agilidade se estiver armazenada em galpões logísticos que possuem localização privilegiada, ou seja, ficam próximos de rodovias que dão fácil acesso a outros destinos, aeroportos e portos.

2. Espaço

Analise bem a metragem do galpão logístico de acordo com a necessidade de armazenamento da sua operação. Considerar além da capacidade de estocagem, também a boa circulação entre os produtos, facilita a organização e a dinâmica do processo. Esse é um fator considerado fundamental em galpões logísticos de alto padrão, que valorizam o pé direito alto para um melhor aproveitamento dos espaços verticais e um fluxo de ventilação e iluminação natural.

3. Infraestrutura

Optar por centros logísticos que possuem conceito moderno em infraestrutura para armazenagem favorece a praticidade do dia a dia da operação. Pensando nisso, os galpões logísticos de alto padrão da Capital Realty contemplam local de estacionamento para veículos leves e pesados, opção de mezanino para escritório, restaurante, conveniência, espaço para descanso e muito mais.

Acesse para conhecer as características presentes em cada uma de nossas unidades

4. Tecnologia

Galpões logísticos que favorecem o uso de novas tecnologias impulsionam toda a cadeia de suprimentos. Maquinários e equipamentos tecnológicos para auxiliar na operação possibilitam desde um mapeamento mais organizado de todos os processos da armazenagem, até o controle de estoques e abastecimentos.

5. Qualidade do piso 

Outra consideração importante na hora de escolher o tipo de galpão logístico que irá melhor atender a sua operação é se a qualidade do piso suporta o peso do estoque e dos maquinários que percorrem o centro de logística. Dependendo do perfil de carga, exigirá um piso resistente para evitar possíveis rachaduras ou problemas maiores, como desníveis e perda da carga. Além disso, caso a sua operação seja automatizada e faça uso de robôs, o piso poderá ser um fator decisório na aquisição de um armazém. Pois, um piso que não é bem nivelado, pode acabar demandando maior manutenção de transpaleteiras e empilhadeiras, gerando mais gastos para as operações. 

Vantagens de escolher um galpão logístico para alugar

Segundo pesquisa realizada pela Folha de S. Paulo, o setor de condomínios logísticos deu um salto de 88,67%, em uma comparação feita entre 2020 e 2021. Com o aumento de compras no meio online, alugar um galpão em condomínio logístico para armazenagem dos produtos tornou-se uma estratégia prioritária, agregando muitas vantagens para as grandes operações:

1. Melhor controle da operação logística

Investir no aluguel de galpão logístico favorece uma gestão mais eficiente e assertiva em todos os processos da cadeia produtiva de uma empresa. Isso porque em um galpão logístico é possível abrir caminhos para o uso de novas tecnologias, maior controle de estoques e equilíbrio nos abastecimentos para os pontos de venda.

2. Custo-benefício 

Alugar um galpão em condomínios logísticos é mais econômico quando comparado com a montagem de estoques próprios, que envolve desde a compra de um espaço amplo, custo de construção e manutenção. Além disso, optar por galpões logísticos alugados tem a vantagem de escolher o tipo de estrutura, a localização, a estrutura oferecida, entre outros.

3. Estrutura moderna

Uma das vantagens de investir em galpões logísticos de alto padrão é contar com toda a qualidade em infraestrutura, proporcionando mais eficiência e qualidade nas demandas e entregas da sua carga. Os galpões logísticos modernos são pensados e projetados para atender a cadeia de suprimentos de forma integral, garantindo desde a qualidade dos serviços prestados até o amparo para os colaboradores envolvidos no processo, como escritório, área de lazer, conveniência, etc.

4. Flexibilidade

Optar por deixar a carga armazenada em um centro logístico favorece a descentralização dos processos de estoques da sua operação, isso porque ao alugar um galpão logístico ganha-se mais espaço, comodidade, possibilidade de expansão, regiões mais estratégicas, além de mais eficiência em todos os processos da operação logística.

5. Segurança

Pense que a carga da sua operação é o patrimônio de giro para a sua empresa, então, contar com a tranquilidade de manter seus produtos em segurança é uma prioridade entre todos os processos da cadeia de suprimentos. Por isso, essa é uma das vantagens de alugar um galpão logístico que favoreça segurança para carga e trabalhadores, assim como prevenção de incêndio, sistema de câmeras, alarmes, entre outras tecnologias.

 

Aluguel de galpão logístico é com a Capital Realty

Na hora de escolher o melhor tipo de galpão logístico para a sua operação, conte com parceiras que possuem experiência no mercado de condomínios logísticos e podem fazer toda a diferença. A Capital Realty possui alta capacidade técnica de desenvolvimento e gestão de propriedades, com condomínios que oferecem infraestrutura completa. Conheça as nossas soluções e escolha uma mega estrutura para a sua empresa.

Leia também: Diferença entre sell in e sell out: entenda como isso afeta sua empresa

LEIA MAIS