Contato Comercial+ 55 41 2169-6868
Blog

Gestão de custos logísticos: 5 dicas que você precisa saber

30 de julho de 2019

Gestão de custos logísticos: 5 dicas que você precisa saber
Imagem de um homem em um galpão logísticoO objetivo da logística é garantir um processo produtivo inteligente, operacional e rentável. E para que isso aconteça, o gerenciamento de custos logísticos é fator crucial. Manter tudo sob controle e equacionar adequadamente os processos de armazenagem e estocagem é o grande foco. É um trabalho que envolve planejamento, monitoramento e ações proativas, que vão auxiliar nos resultados positivos e no almejado aumento da lucratividade da empresa.  Por isso, separamos 5 ótimas dicas para ajudar você nessa tarefa. Confira!

5 dicas essenciais para uma melhor gestão de custos logísticos

1. Planeje e monitore os custos logísticos 

Sem previsão e controle, o caminho na direção dos bons resultados pode ser mais complicado. Planejar é um momento para prever demanda, pensar nos gastos com frete, estoques e armazenamento e optar por ferramentas de apoio. Dessa etapa, nascem indicadores de desempenho que você precisa acompanhar. Eles permitem entender quais atividades podem ser potencializadas e como os custos serão reduzidos.  Com o monitoramento constante, você vai saber o que está dando certo e que rumos precisam ser corrigidos.

2. Construa um mapa decisório

Numa etapa integrada ao planejamento, é fundamental desmembrar todo o seu processo logístico. Esse inventário vai resultar num mapa de atividades precioso. Isso porque, além de aumentar o domínio da empresa em torno do seu processo logístico, esse roteiro será um instrumento decisório que dá suporte à realização do planejamento. Com isso, o gerente de logística terá nas mãos um quebra-cabeças, que permite muito mais clareza das etapas onde será preciso incrementar e otimizar.

3. Tenha um olhar cuidadoso sobre as rotinas de recebimento e entrega

Nesse mapa geral, um ponto que precisa de muita atenção é a dinâmica de chegada e saída de materiais, bem como a entrega ao cliente final. Estude rotas mais inteligentes e teste alternativas de entrega. Para isso, também é preciso contar com bons fornecedores, sem nunca depender de apenas uma única transportadora, por exemplo.  Outra grande ajuda para um bom trabalho, nesse sentido, vem das ferramentas tecnológicas. Aposte em softwares e aplicativos de gerenciamento. O uso da tecnologia evita desperdício, poupa tempo e reduz custos.

4. Estruture a gestão de custos logísticos

A organização dos custos logísticos incrementa seu domínio e poder de análise. Por exemplo, invista numa ferramenta em que estejam lançadas operações financeiras relacionadas a:
  • Suprimentos;
  • Estoque;
  • Transporte;
  • Frota;
  • Gastos administrativos.
O ideal é monitorar a fatia percentual que cada uma está representando na equação global do orçamento logístico. Com isso, é possível uma efetiva gestão de custos, percebendo claramente o panorama de gastos e como fazer adequações que não comprometam qualidade e excelência.

5. Opte por um condomínio logístico

Em se tratando da operação de armazenagem e distribuição, a opção pelos armazéns presentes nos condomínios logísticos é a mais vantajosa. A localização privilegiada dessas unidades traz diversos ganhos operacionais, por estarem próximos a grandes centros urbanos. Além disso, esses condomínios oferecem infraestrutura completa, agregam serviços e, em alguns casos, até mesmo disponibilizam áreas de lazer. E as taxas operacionais rateadas entre os condôminos são vantajosas. Optando por um condomínio logístico, sua empresa conta com galpões customizáveis às suas necessidades de operação e não precisa se preocupar com quesitos como estacionamento, segurança e limpeza. É uma ótima forma de equacionar custos logísticos, numa atrativa relação custo-benefício. --- Este conteúdo foi relevante para você? Para saber ainda mais sobre logística e como alcançar melhores resultados, siga acompanhando nosso blog! Aproveite e veja o infográfico que preparamos com as diferenças entre armazém logístico e condomínio isolado: GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS- 5 DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

LEIA MAIS