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Omnichannel: os impactos das operações em múltiplos canais na logística e no armazenamento

25 de março de 2021

Omnichannel: os impactos das operações em múltiplos canais na logística e no armazenamento

Hoje em dia, a forma como o consumidor se comporta mudou muito. Tudo está no universo on-line e adaptar-se a essa realidade, que nem pode mais ser chamada de nova, é imprescindível para não ficar para trás, pois, os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes. Estar inserido nesse universo, oferecendo diversos canais de atendimento, pode te ajudar a aumentar a interação da sua marca com o cliente.

O que é omnichannel?

Oferecer múltiplos canais de vendas para o cliente, tornou-se, hoje em dia, uma estratégia mais que necessária para fazer sua marca, ou e-commerce, crescer cada vez mais. Esses canais podem ser, além do atendimento na loja física, atendimento telefônico, venda pela internet e assim por diante.

Essa mudança e exigência no comportamento do consumidor exige, cada vez mais, uma maior integração entre loja física e atendimento on-line, assim como uma boa experiência de compra. O conceito de omnichannel trata exatamente dessa integração ao constituir todos os pontos de contato da empresa em uma experiência de consumo única.

Quais os benefícios do omnichannel?

Além de toda essa revolução na experiência do cliente, o omnichannel proporciona alguns benefícios às marcas que oferecem esses diversos canais de atendimento. Entre eles, os principais são:

Redução de custos:

Com um bom planejamento e investimento em ferramentas certas, que trazem sua marca e loja física do mundo off-line para o universo on-line, você consegue organizar melhor o estoque. Ao evitar desperdícios ou diminuir estocagem, os custos podem ser  reduzidos de maneira natural.

Acompanha o processo de decisão de compra do cliente

O cliente sempre terá opções, disponibilizados por esses diversos serviços, e não ficará sem o que deseja, pois, você sempre poderá oferecer um canal de vendas mais apropriado para atendê-lo, quando necessário.

Aumento nas vendas 

Ao oferecer esses diversos canais de vendas, você terá um maior alcance da sua marca e, consequentemente, seu potencial em vendas e ofertas também irá aumentar.

Como aplicar o omnichannel na logística?

Ao adequar sua marca à estratégia omnichannel, você deve sempre se lembrar de adaptar suas demandas, pois elas, agora, serão outras e você deve focar em questões como prazo de entrega e facilidade para obtenção de um produto.

Algumas outras atitudes também são essenciais para aplicar o omnichannel na logística. Veja a seguir quais são:

Estratégias consistentes

Ao desenvolver estratégias de campanhas de vendas você deve deixar todos os passos muito alinhados. Por exemplo: 

  • simplificar a troca de produtos; 
  • rastrear os pedidos em cada etapa do envio; 
  • precificar os itens em todos os canais, sem variação significativa de valores; 
  • encaminhar o item se estiver indisponível no estoque da loja física; 
  • gerar ofertas relevantes em todos os meios.

Sincronizar a cadeia de suprimentos

Essa sincronia deve ser, desde o fornecedor da matéria-prima para fabricação até o setor de faturamento e frota, para que as etapas sejam concluídas com sucesso. Motivar a equipe a se adaptar a essa realidade é fundamental para que o omnichannel funcione, alcançando seu propósito: proporcionar uma experiência satisfatória para o consumidor.

Gestão de estoque

A gestão do estoque deve estar bem organizada para automatizar os processos e contribuir com que o gestor tenha uma visão global dos itens armazenados, dos pedidos e preços. 

As etapas precisam ser integradas e atualizadas para evitar frustrações e problemas. Esses objetivos são conquistados com a ajuda de um sistema de gestão de armazéns (WMS) que integra e favorece a oferta de grande variedade de opções de produtos no estoque.

Desafios e impactos

Bom, já vimos todos os benefícios e tudo o que o omnichannel pode proporcionar a quem adere a este sistema estratégico de logística, porém, existem também diversos desafios e impactos que ele traz consigo. Veja a seguir:

Mapeamento do itinerário de compra

O novo modelo de negócio modificou a jornada de compra do cliente, conforme suas necessidades, preferências ou conveniência e, que hoje, passa por diversos caminhos. Cabe ao empreendimento mapear o rumo adotado e tentar otimizá-lo com a oferta de diversos canais de relacionamento.

Logística reversa

Trata-se da devolução de produtos por diversos motivos. Sejam defeitos, erros no processamento de pedidos ou qualquer motivo que gere a insatisfação do cliente. Não adianta o transporte ser ágil quando há dificuldades na devolução de mercadorias. Isso gera insatisfação e você pode perder para sempre a confiança do cliente, que busca cada vez mais facilidade.

Gestão de armazenamento

Um bom controle de armazenamento do estoque é bastante eficaz na hora de aplicar o omnichannel. Porém, não é tão simples quanto parece, para ter uma boa gestão de armazenamento será necessário contar com empresas que poderão te auxiliar e oferecer ferramentas tecnológicas, como, por exemplo, o WMS. Desta maneira você terá cada vez mais lucros.

Para isso você pode contar com os nossos armazéns logísticos. Para saber mais entre em contato conosco ou fale com algum de nossos especialistas.

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