
FIFO: o que é e como funciona esse sistema de armazenamento
23 de março de 2021

23 de maio de 2022
Com os hábitos de consumo cada vez mais acelerados, as operações de picking e packing são cada dia mais fundamentais para manter o bom funcionamento da operação logística do seu e-commerce. Apesar de serem aplicadas de formas distintas, são duas etapas que se complementam. Continue a leitura para saber mais.
Planeje a entrega perfeita para seu consumidor final
Considerado um dos principais processos da cadeia de suprimentos de uma operação, picking e packing na logística são as etapas que vão garantir a preparação, armazenagem, separação e integridade do produto, até o momento em que será entregue para o consumidor final.
Picking, na tradução livre separar, é a etapa responsável pela separação dos produtos, ou seja, a retirada da encomenda do estoque do armazém logístico para enviar para a etapa seguinte, o packing. O processo exige agilidade, cuidado e precisão, pois esse trabalho inicial irá influenciar a integridade do produto nas etapas seguintes.
A movimentação desse processo dentro da operação logística pode contar com o auxílio de algumas ferramentas, para otimizar tempo, aumentar a produtividade e agilizar o processo de entrega, como: leitores de código de barras, maquinários, empilhadeiras e esteiras.
Feita a coleta dos produtos, por meio da etapa picking, o packing, na tradução livre embalar, é o momento de embalar a encomenda que saiu do estoque e prepará-la para enviar ao consumidor final. Essa etapa envolve a conferência do produto, assim como a definição de qual embalagem será utilizada para enviar a peça, de forma que chegue até o consumidor final em perfeito estado.
Por ser uma etapa que complementa o picking, recomenda-se que o trabalho de packing seja executado e organizado o mais próximo possível do local onde foi realizado o picking, isso porque, além de economizar com transporte e tempo, evitará transitar com o produto sem ainda estar devidamente embalado.
Nesse processo é importante considerar as embalagens de acordo com o volume real dos produtos, evitando assim desperdícios e divergências com o valor cotado no frete. É nesse momento também que as operações têm oportunidade de encantar o cliente com uma embalagem personalizada, brindes e outras opções para criar uma boa experiência de compra.
Independente da forma escolhida para estrutura, no picking é fundamental respeitar a expectativa do consumidor final, que espera receber o seu produto em perfeitas condições e dentro do prazo estipulado.
Nesse processo o operador logístico fica responsável por buscar produtos de uma única venda no estoque do armazém, por isso, costuma ser um dos mais demorados na operação logística. A grande vantagem de optar pelo modo discreto é que a chance de erros é menor, já que o processo é executado por uma única pessoa, sendo um pedido por vez.
Aqui a separação dos itens é feita por meio das divisões de áreas ou zonas existentes no estoque, que normalmente são divididas por categorias de produtos ou por Stock Keeping Unit (SKUs), que corresponde a um sistema de código identificador do produto, utilizado para controle de estoque.
Esse é um dos processos considerados mais ágeis porque é realizado de uma só vez, para coletar uma grande quantidade de produtos de determinado lote. Dessa forma, os operadores de picking, com o auxílio de ferramentas, devem realizar o procedimento em massa, que também pode ser dividido por categorias de produtos ou por SKUs.
Semelhante ao processo de picking discreto, o picking por onda também é executado para um único pedido, porém, respeitando os prazos de agendamento
solicitados pelo cliente ou consumidor final. Dessa forma, o operador logístico precisa realizar a coleta seguindo o calendário prescrito.
É a embalagem bem executada que irá garantir a preservação, a qualidade e a segurança do produto, além de otimizar o processo de entrega da operação logística. Por isso é importante levar em consideração os diferentes critérios de tipos de pacotes.
Optar pelo packing de enchimento é garantir uma embalagem maior do que o item, de forma que necessite preencher com materiais de proteção e espaço restante. Normalmente utilizado para itens com alto valor agregado e frágeis.
O sistema de calçamento consiste em amparar um produto com o auxílio de outras caixas ou embalagens menores, a fim de aproveitar os espaços e, também, proteger os itens de uma possível movimentação no transporte.
Um sistema muito procurado para envios menores, que necessitam de maior cuidado pela valorização e/ou fragilidade do objeto. Então, o envolvimento corresponde a uma proteção a mais na embalagem, com materiais leves de proteção ou plástico bolha.
Nesse formato as encomendas recebem um revestimento extra para envolver e proteger toda a carga. É um processo muito utilizado por grandes indústrias atacadistas, por ser capaz de conservar um grande volume de carga por meio de um revestimento que imobiliza todos os produtos.
A integração do processo de picking e packing nas estratégias logísticas reflete significativamente em processos mais ágeis e eficientes de uma operação. Isso significa prevenção de perdas, danos e garantia de qualidade, resultando em uma boa experiência de compra e fidelização de clientes.
Por isso, a Capital Realty investe em infraestrutura logística com alta capacidade técnica de desenvolvimento e gestão de propriedades, para as empresas alcançarem os melhores resultados na cadeia logística do e-commerce com o auxílio de picking e packing.
Consulte nossa equipe de especialistas e conheça todas as nossas soluções.