Contato Comercial+ 55 41 2169-6868
Blog

Planejamento de Distribuição Logística (DRP): entenda como funciona

24 de agosto de 2021

Planejamento de Distribuição Logística (DRP): entenda como funciona

A distribuição de mercadoria para o setor varejista é a chave essencial para garantir a reposição de estoques nos pontos de venda e manter o cliente final satisfeito com os prazos. E é pensando em estabelecer uma harmonia nessa gestão de distribuição que entram os métodos eficazes de Planejamento de Distribuição Logística (DRP). 

Um erro no planejamento de distribuição logística reflete em prateleiras vazias, que acabam gerando um grande impacto no volume de vendas. Estima-se que, devido a problemas na logística, cerca de 52% dos consumidores podem deixar de adquirir o produto e 22% procuram por outros estabelecimentos que atendam melhor a sua necessidade, segundo uma pesquisa realizada pela Accera Brasil.

Siga com a leitura para saber o que é DRP (Distribution Requirements Planning),  como funciona a logística de distribuição de produtos e como aplicá-la na sua empresa.

O que é drp?

O significado do termo DRP vem da expressão em inglês distribution requirements planning - em português, planejamento de distribuição logística - e a função da ferramenta é auxiliar no processo de operação logística, realizando o mapeamento, a organização e o processo de produtos, a fim de coordenar toda a movimentação de mercadorias da empresa.

Com a utilização da DRP, é possível equilibrar a distribuição de produtos que estão armazenados no Centro de Distribuição com a disponibilidade do item nos determinados pontos de vendas.

Com esse controle, é possível prever a necessidade e a frequência da reposição de estoque com segurança e assertividade, de modo a evitar que a mercadoria não esteja disponível no momento em que o cliente for realizar a compra na loja e também diminuir o prejuízo das empresas em casos opostos: quando há muito produto parado nas prateleiras dos pontos de vendas. 

Por isso, a DRP é fundamental em qualquer setor varejista, tanto para os fabricantes quanto para as distribuidoras.

 

A importância da DRP

Dentro de uma cadeia de produção, a organização é a base para tudo. Pois, se não houver ordem e planejamento, a probabilidade de não dar certo e o caos se instalar é grande, seja a curto, médio ou longo prazo.

Por isso, é importante saber que todo esse processo de produção e distribuição está interligado. E é por meio do Planejamento de Distribuição de Logística que é viável traçar e determinar, por exemplo:

1. Qual será o tamanho da frota que levará o produto;

2. A criação de rotas que agreguem e facilitem a entrega dos itens;

3. Como será colocada a mercadoria no veículo;

4. Qual será o meio de transporte:caminhão, carreta, ou outros. 

Tudo isso depende de dados e informações fornecidas aos responsáveis pela logística da empresa.

 

Vantagens de utilizar a DRP

A falta de organização não ocasiona só estresse para a equipe, ela se estende até as prateleiras em que ficam os insumos. Implantar o DRP traz resultados positivos para a empresa, o planejamento de cargas e para o comércio que vende o produto.

Isso porque, independente do tamanho do negócio, se houver desorganização que resulte no atraso ou falta de algum produto, o resultado é: prateleiras vazias, perda de vendas e clientes não fidelizados.

No entanto, os benefícios proporcionados pela aplicação da DRP vão além de fidelizar clientes e realizar mais vendas. Alguns deles são:

1 - Redução de custos

Com estoque bem alinhado e otimizado é possível reduzir a necessidade de imobilizar recursos financeiros, evitando perdas de produtos que ficam guardados por muito tempo.

2 - Aumento da eficiência operacional e otimização de rotas

Com a DRP, é possível sincronizar os processos envolvidos no estoque, organizando e traçando rotas que ajustam e levam mercadorias a quem tem uma demanda maior.

3 - Diminuição de perdas

Com um processo de dados organizado é possível localizar onde tem muita mercadoria, onde está faltando, e traçar rotas para evitar a perda desses produtos. Com isso, a empresa economiza e evita estragar o que já foi produzido.

 

Como funciona o Planejamento de Distribuição Logística?

O funcionamento da DRP é dividido em etapas. Ao todo são necessárias três fases, para que não falte nenhum produto em pontos de venda e no estoque dos comércios. Veja: 

 

1 - Primeira etapa:

O primeiro estágio consiste na etapa de controle, mapeamento e levantamento dos produtos que estão com disponibilidade tanto no estoque quanto nas prateleiras, prontos para serem vendidos. É realizado por meio de uma contagem, que pode ser pelo sistema adotado pela empresa, que mostra tudo que está disponível, ou manualmente. Com isso, já é possível saber qual será a demanda, organizar os prazos de envio, quanto será produzido e muito mais.

 

2 - Segunda etapa:
Iniciada após os dados serem inseridos no sistema, a segunda etapa da DRP cria um plano de ação para otimizar e ver qual será o próximo passo. Quais recursos serão utilizados, qual produto tem a maior saída, tudo isso levando em consideração a região de cada ponto de venda, pois, na maior parte das vezes, há uma variação quanto a saída dos itens, ou seja, em relação a qual produto vende mais em cada lugar. Por isso, é extremamente importante o controle desses dados, para que nessa etapa já se saiba qual a mão de obra necessária para realizar a reposição da mercadoria.

3 - Terceira etapa:
É a etapa que conclui a análise dos dados inseridos, realizando um balanço sobre quais os produtos que estão em falta, o que precisa para a produção deles, previsão de demanda, verificação do estoque, entre outros detalhes.

Tudo isso pode ser analisado por meio da DRP, que traça estratégias e recomenda a melhor estratégia para seguir naquele momento para distribuir seus itens de forma que não tenha prejuízo e atenda a demanda de maneira coerente.

Esse processo torna-se menos complexo com o uso da tecnologia. No mercado, já é possível encontrar softwares capazes de calcular e verificar as cargas disponíveis nos pontos de venda. Assim, calcula-se de maneira mais certeira o que se tem, o que se precisa e o prazo necessário.

Conte com a Capital Realty

Está precisando de ajuda para realizar a logística da sua empresa? A Capital Realty pode te ajudar! Estamos no mercado há mais de 23 anos, atuando no ramo de infraestrutura logística com alta capacidade técnica de desenvolvimento e gestão de propriedades. 

Ao longo dos anos, nos tornamos referência no mercado de terceirização imobiliária de armazéns logísticos no sul do Brasil e os nossos condomínios logísticos oferecem uma infraestrutura completa para proporcionar eficiência e conforto com a elevada qualidade que a sua operação exige. Entre em contato e saiba mais detalhes sobre o uso da DRP.

LEIA MAIS