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Planejamento de Distribuição Logística: saiba o que é e como funciona

24 de agosto de 2021

Planejamento de Distribuição Logística: saiba o que é e como funciona

A distribuição de mercadoria é algo que exige muita logística, principalmente em larga escala, pois o seu impacto é, muitas vezes, maior do que o pensado, atingindo diversas áreas. Por isso, para que não tenha um efeito negativo no dia a dia, é preciso estabelecer métodos eficazes com relação à logística e um desses procedimentos é o Planejamento de Distribuição Logística (DRP).

O que é Planejamento de Distribuição Logística (DRP)?

O Planejamento de Distribuição Logística ou DRP (que é a sigla em inglês para Distribution Requirements Planning) é uma estratégia utilizada para impedir uma situação caótica, tanto para os fabricantes quanto para as distribuidoras. Dessa forma, evita-se a desorganização que pode acarretar na falta, por exemplo, de produtos e materiais nas prateleiras.

A DRP é uma ferramenta, que aliada à tecnologia, é utilizada para mapear, organizar e processar dados, com o principal objetivo de atender tanto o varejo quanto à indústria, resultando em uma operação organizada o suficiente para coordenar toda a movimentação de mercadorias da empresa, sem deixar faltar produtos e sem estoques parados.

É um planejamento que requer antecipação de demandas, isto é, os dados oferecidos e processados precisam ser coerentes para que a equipe saiba qual é a quantidade exata de itens que precisarão ser enviados para os locais pré-determinados.

A importância do Planejamento de Distribuição Logística (DRP)

Dentro de uma cadeia de produção a organização é a base para tudo. Pois, se não houver ordem e planejamento, a probabilidade de não dar certo e o caos se instalar é grande, seja a curto, médio ou longo prazo.

Por isso, é importante saber que todo esse processo de produção e distribuição está interligado. E é por meio do Planejamento de Distribuição de Logística que é viável traçar e determinar, por exemplo, qual será o tamanho da frota que levará o produto; elaborar a criação de rotas que agreguem e facilitem a entrega dos itens; esquematizar como será colocada a mercadoria no veículo e qual será o meio de transporte, se caminhão, carreta, ou outros. Tudo isso depende de dados e informações fornecidas aos responsáveis pela logística da empresa.

Benefícios da DRP

A falta de organização não ocasiona só estresse para a equipe, ela se estende até as prateleiras em que ficam os insumos. Implantar o Planejamento de Distribuição traz resultados positivos para a empresa e para o comércio que vende o produto.

Isso porque, independente do tamanho do comércio, se houver desorganização que resulte no atraso ou falta de algum produto, o resultado é: prateleiras vazias, perda de vendas e clientes não fidelizados.

No entanto, os benefícios proporcionados pela DRP vão além de fidelizar clientes e realizar mais vendas. No âmbito geral, a aplicação da DRP provoca:

- Redução de custos: com o estoque bem alinhado e otimizado é possível reduzir a necessidade de imobilizar recursos financeiros, evitando perdas de produtos que ficam guardados por muito tempo.

- Aumento da eficiência operacional/otimização de rotas: com a DRP é possível sincronizar os processos envolvidos no estoque, organizando e traçando rotas que ajustam e levam mercadorias a quem têm uma demanda maior.

- Diminuição de perdas: com um processo de dados organizado é possível localizar onde tem muita mercadoria, onde está faltando, e traçar rotas para evitar a perda desses produtos. Com isso, a empresa economiza e evita estragar o que já foi produzido.

E como funciona o planejamento da DRP?

O funcionamento da DRP é dividido em etapas. Ao todo são necessárias três fases para que não falte nenhum produto em pontos de venda e no estoque dos comércios. Veja: 

- O primeiro estágio consiste na etapa de controle, mapeamento e levantamento dos produtos que estão com disponibilidade tanto no estoque quanto nas prateleiras, prontos para serem vendidos. É realizado através de uma contagem, que pode ser pelo sistema (que mostra tudo que está disponível) ou manualmente. Com isso, já é possível saber qual será a demanda, organizar os prazos de envio, quanto será produzido e muito mais.

- A segunda fase é iniciada após os dados serem inseridos no sistema. Aí que a DRP cria um plano de ação para otimizar e ver qual será o próximo passo. Quais recursos serão utilizados, qual produto tem a maior saída, tudo isso levando em consideração a região de cada ponto de venda, pois, na maior parte das vezes, há uma variação quanto a saída dos itens, ou seja, em relação a qual produto vende mais em cada lugar. Por isso é extremamente importante o controle desses dados para que nessa etapa já se saiba qual a mão de obra necessária para realizar a reposição da mercadoria.

- E, para finalizar, a terceira etapa é a que conclui a análise dos dados inseridos, realizando um balanço: quais os produtos que estão em falta, o que precisa para a produção deles, previsão de demanda, verificação do estoque, entre outros detalhes. Tudo isso é fornecido pela ferramenta, que traça estratégias e recomenda a melhor para seguir naquele momento para distribuir seus itens de forma que não tenha prejuízo e atenda a demanda de maneira coerente.

Esse processo torna-se menos complexo com o uso da tecnologia. No mercado já é possível encontrar softwares capazes de calcular e verificar as cargas disponíveis nos pontos de venda. Assim, calcula-se de maneira mais certeira o que se tem, o que se precisa e o prazo necessário.

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