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Entenda a relação da logística com a fidelização de clientes

17 de agosto de 2021

Entenda a relação da logística com a fidelização de clientes

Se você está no mundo dos negócios, então uma das questões mais importantes é a fidelização de clientes. Afinal, em nada adianta atrair novos clientes se em uma próxima oportunidade eles optarem por comprar de outra empresa, não é verdade? Por isso, deve-se sempre ter em mente que o mercado é muito competitivo e se atualiza constantemente.

Nesse sentido, quais são as estratégias que a empresa deve colocar em prática para não ficar para trás? Como fazer para evitar que o seu cliente se vá após a primeira compra? Em primeiro lugar, é preciso entender qual a relação de logística com fidelização de clientes. Continue a leitura e descubra qual a importância da logística para esse processo e como colocar em prática!

Qual a importância da logística para os negócios?

No mundo dos negócios, a logística é um elemento que não pode ser ignorado em hipótese alguma. Afinal, como os processos de produção e entrega de produtos e serviços vão funcionar adequadamente sem um bom planejamento estratégico? Então, a prioridade de uma empresa deve sempre ser a satisfação do cliente. E não há como fidelizar sem oferecer uma boa experiência. 

E como oferecer essa experiência se você não tem infraestrutura para garantir que isso seja feito? É isso que a logística garante, gerando, consequentemente, a fidelização dos clientes. 

Como fidelizar clientes através da logística?

Depois que o cliente comprou o seu produto, é hora de fidelizar! Para isso, é necessário valorizar o cliente desde o início dessa relação, principalmente pelo fato de ele ter escolhido a sua empresa entre tantas outras opções. Por isso, deve-se entender quais as suas expectativas e como fazer para atendê-las. 

Considere investir em programas de fidelização, com descontos, bônus, oferta de serviços exclusivos, entre outras formas de fazer o cliente se sentir especial. Esta é uma estratégia eficiente neste processo. É aí que entra a logística, pois é nesta fase que você precisa planejar a oferta destes serviços.

Dicas para auxiliar o processo de fidelização de clientes

Durante o processo de fidelização do cliente é preciso conhecer algumas dicas essenciais que podem te auxiliar. Afinal, o processo de logística não pode ser feito de qualquer jeito, sem um bom planejamento estratégico, pensado com objetivos claros e que garantam um retorno eficiente. Confira abaixo!

1. Ofereça serviços de qualidade

Para garantir a satisfação do cliente, pensar estrategicamente é fundamental. Para isso, deve-se fazer o possível para melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços constantemente. 

Além disso, não esqueça de considerar o que o público espera que a empresa ofereça. Para atingir este objetivo você precisa ter um relacionamento direto com os clientes, com canais de comunicação eficientes, além de organizar todas as etapas da logística, que incluem o armazenamento, a distribuição e o transporte dos produtos.

2. Relacione-se com os clientes 

Enquanto você desenvolve os processos de logística da sua empresa e também a qualidade dos seus produtos, o cliente vai ficando cada vez mais satisfeito. Com isso, ele se mantém fiel a sua marca, e recomenda a sua empresa para os amigos e familiares. Por isso, invista em um relacionamento próximo e saudável com os atuais clientes da marca para que o negócio possa se desenvolver de forma mais adequada. 

3. Mantenha-os informados

Um ponto muito importante é manter os clientes sempre informados sobre todas as fases que envolvem o processo de compra. Para isso, antes de fechar um contrato com uma transportadora, verifique as opções de código de rastreio, prazo de entrega e atendimento para possíveis dúvidas que possam surgir durante o trajeto. Nenhum cliente gosta de comprar e ficar no escuro, sem saber se o produto já foi enviado, em qual cidade está e quando chegará até a sua residência.

3 principais conceitos da logística

Para realizar o processo da forma adequada, além de seguir as dicas anteriores atente-se também aos seguintes conceitos: 

  1. Logística integrada: este conceito defende que todos os processos logísticos devem estar integrados através de um sistema que proporcione mais eficiência e maiores resultados.
  2. Logística reversa: a logística reversa envolve o retorno de produtos que precisam ser descartados ou reaproveitados. Assim, ela acontece quando o cliente decide devolver o produto por algum defeito de fabricação e para reciclagem, como no caso de pilhas e baterias, por exemplo.
  3. Logística 4.0: o nome é referência a Quarta Revolução Industrial, chamada de Indústria 4.0. A única diferença aqui é que na logística 4.0 é feito o uso mais direto de avanços tecnológicos. A ideia da logística guiada pela tecnologia é que ela propicie mais produtividade, redução de custos e uma base de informações que auxilie na tomada de decisões.

Enquanto empresário é preciso sempre buscar por melhorias para os seus produtos e serviços, visando garantir que seus clientes estejam sempre satisfeitos. Por isso, não negligencie o que deve ser feito para atingir estes objetivos. A logística é um fator essencial para garantir que os processos de produção, armazenamento e entrega de produtos ocorram da maneira mais eficiente possível.

Leia também: 7 dicas para aumentar a qualidade e produtividade na logística.

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