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Saiba como aplicar Logística Reversa corretamente

15 de julho de 2021

Saiba como aplicar Logística Reversa corretamente

A logística reversa é um elo com o cliente. É caracterizada por um conjunto de procedimentos e meios que podem se apresentar em dois formatos: no pós-venda e no pós-consumo, no setor empresarial.

Como já se sabe e se percebe que as predileções e ações humanas impactam o meio ambiente e trazem consequências irreversíveis é necessário que as grandes, médias e pequenas empresas adotem medidas sustentáveis para tentar conter o avanço desses efeitos negativos. Entenda a seguir como a logística reserva pode ajudar. 

O que é e qual o objetivo da logística reversa

A logística reversa visa facilitar o retorno dos produtos, especialmente quando ocorre a troca ou até mesmo a devolução de alguma mercadoria. Portanto, ela vai atuar no controle e administração de todo o fluxo de venda, criando políticas de troca e devolução, de acordo com a lei.

Tipos de logística reversa

A logística reversa pode estar presente de duas maneiras no dia a dia da empresa: no pós-venda e no pós-consumo. Você sabe quais são as diferenças e características de cada uma? Entenda: 

  • Pós-venda: a logística reversa no pós-venda é um clássico que quase todo, senão todo consumidor, já fez. É nesse tipo de logística reversa que o produto retorna para a empresa, isto é, ocorre a devolução dos produtos por questões comerciais, seja por defeitos, ausência de algo que era pra vir ou algum outro motivo, pouco tempo depois do cliente adquirir o produto, já tendo usado-o ou não. A companhia tem que estar preparada não só para receber essa devolução, como também para saber o que vai fazer com ela, independente do motivo da devolução.
  • Pós-consumo: já a logística reversa pós-consumo é aquela na qual o objeto já foi comprado, consumido e até descartado pelo consumidor, seja porque o produto já passou do prazo de validade, porque acabou ou porque não serve mais. Neste caso, a empresa também precisa estar ciente e ter um plano estratégico do que será feito e como esse processo de reutilização se dará. Ele pode acontecer por postos de coletas, stands para recolher e até por empresas especializadas nesse trabalho. Alguns materiais que aplicam essa política são, por exemplo, pilhas, baterias e etc, que podem ser enviados para reciclagem, desmanche, reuso, entre outros destinos.

Etapas da logística reversa

A logística reversa é uma estratégia que faz toda a diferença para a empresa. No entanto, como toda estratégia, requer um planejamento para diminuir o índice de falhas e padronizar o procedimento, de maneira que seja eficaz para todos que usarem - seja a logística reversa no pós-venda ou no pós-consumo.

A regulamentação da logística é importante para que a experiência do usuário seja boa e eficiente, afinal, se ele não tiver uma boa experiência dificilmente ele voltará a usar e/ou usufruir de produtos da marca. Por isso, as etapas básicas são importantes:

  1. O consumidor devolve o produto/embalagem para o comerciante;
  2. O distribuidor manda para o fabricante;
  3. O fabricante é o responsável por encaminhar para o reuso, descarte adequado e, quando é possível, para a reciclagem.

Entenda adiante como aplicar essas etapas no seu negócio. 

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

Em agosto de 2010, por conta da Lei nº 12.305, a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas que não se preocupavam com políticas como a logística reversa tiveram que implementá-la e as que já demonstravam interesse e preocupação pelo resultado das suas ações no meio ambiente precisaram firmar um compromisso com o público-alvo, a lei e o mundo.

Isso porque a Lei diz que todos têm uma responsabilidade compartilhada com o ciclo de vida útil dos produtos, desde os fabricantes e importadores, até os distribuidores, com o intuito de estimular o processo de reciclagem (contribuindo positivamente com o meio ambiente) e o seu reuso. Por isso, é importante a aplicação da logística reversa na sua empresa. Para aplica-lá é simples:

1. Incentivar os consumidores 

Para que a logística reversa funcione é necessário que o consumidor esteja ciente de que ela existe e de seus benefícios. Por isso, é responsabilidade da empresa encorajar os clientes a devolverem os produtos em postos reservados para isso, proporcionando uma coleta otimizada. Mas, isso só é possível com uma orientação correta, seja por mensagem, e-mail, ou outros meios. 

2. Adote uma política de troca e devoluções 

É importante delimitar bem os prazos e condições para a troca e devolução, de maneira que fique claro para o cliente as regras da empresa e como ele pode realizá-la. isso também vale para os lojistas e funcionários, pois dessa forma eles saberão como agir quando acontecer essa situação.

3. Atendimento humanizado e eficiente 

O objetivo final não está resumido apenas a seguir a lei, adotar boas práticas e gerar economia para empresa, mas também está relacionado à satisfação do cliente. Afinal, se ele comprou um produto com defeito e conseguiu tranquilamente trocar por outro em um bom estado, provavelmente ele consumirá produtos da marca novamente. Por isso, o investimento em treinamentos e em canais de atendimento ao consumidor são essenciais.

4. Controle de estoque e financeiro 

A devolução e a troca exigem organização, tanto do estoque como financeira. Isso porque uma demanda o produto e a outra a entrega 100% do dinheiro, dessa forma uma equipe que esteja sempre atenta facilita esse processo para que nem a companhia nem o cliente saiam no prejuízo.

Como vimos, aplicar a logística reserva é fundamental para que os clientes tenham uma boa experiência com a sua marca. Seguindo dicas simples é possível implementar esse tipo de logística na sua empresa, mas sempre que possível conte com uma equipe profissional para que os resultados sejam ainda mais positivos.

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