Contato Comercial+ 55 41 2169-6868
Blog

TMS: como o Transportation Management System pode transformar a logística da sua empresa

26 de fevereiro de 2021

TMS: como o Transportation Management System pode transformar a logística da sua empresa

É praticamente impossível trabalhar no setor logístico e não recorrer à tecnologia como ferramenta de controle e gestão nos transportes. Sem ela, há aumento nos custos e perde-se tempo com atividades de rotina que poderiam ser automatizadas.

Para as empresas que buscam melhorias constantes, escolher um TMS é um fator crucial: a ferramenta certa é capaz de transformar a atuação de uma companhia no setor. Quando o investimento em tecnologia vem ainda acompanhado de investimentos em outros segmentos, a empresa se torna mais competitiva diante de um cenário cada vez mais concorrido.

TMS: o que é Transportation Management System

Transportation Management System (TMS) pode ser traduzido como Sistema de Gerenciamento de Transportes. Como o nome indica, trata-se de um sistema desenvolvido para a gestão de atividades relacionadas ao transporte, o que inclui desde a manutenção de frota até a escolha das melhores rotas para distribuição de cargas.

Uma das principais características das empresas que adotam esse tipo de sistema é o forte avanço tecnológico e os benefícios que proporcionam para os seus clientes. Um bom TMS resulta em entregas mais rápidas, com menor custo operacional e, em médio e longo prazo, com menor impacto sobre a frota.

A modernização das metodologias de controle ligadas aos transportes são mais do que uma tendência no setor, mas uma necessidade. O uso de softwares de gestão é um dos aspectos de maior transformação no segmento em termos de eficiência e para que as empresas se mantenham competitivas, é necessário investir em tecnologia.

As principais vantagens da adoção de um TMS nas empresas

Redução de custos

Quando se torna possível identificar cada uma das etapas do processo logístico, torna-se mais simples entender de que maneira cada ação impacta na planilha de custos. Em outras palavras, a partir de um monitoramento mais preciso, a consequência é a redução de custos e a otimização da força de trabalho.

Por si só, essa é uma característica que justifica o investimento inicial, ainda que ele pareça alto em um primeiro momento. Em médio e longo prazo, a economia percebida mês a mês impacta diretamente no aumento da lucratividade.

Possibilita o compartilhamento de informações

O aumento no volume de compras via comércio eletrônico fez com que as demandas do setor logístico crescessem de forma considerável nos últimos três anos. Os consumidores se tornaram mais exigentes e empresas com maior infraestrutura entraram no mercado, tornando a competição muito mais acirrada.

Aqueles que conseguem apresentar diferenciais em termos de qualidade de atendimento se destacam. Isso inclui a oferta de rastreio em tempo real para fornecedores ou consumidores finais, sistemas de agendamento de entregas e automação de registros de entrada, saída e movimentação de cargas.

Facilita o planejamento

Quem trabalha com o setor logístico sabe que o planejamento é palavra de ordem para se ter sucesso em qualquer operação. Entretanto, mesmo com todos os cuidados, esse é um setor que está bastante sujeito a imprevistos e é preciso ter planos de ação claros para sair de situações adversas quando elas surgem.

Ao incluir todos os dados de gestão em um sistema de transporte eficiente, os gerentes e diretores passam a ter uma visão mais completa dos cenários, obtendo mais alternativas para tomadas de decisão com maior agilidade e assertividade. Além de minimizar erros, quando eles eventualmente ocorrerem ficará mais fácil resolvê-los.

…..

Os investimentos em TMS já fazem parte do seu escopo de trabalho? Você sabia que a escolha de condomínios logísticos pode representar um ganho de qualidade significativo no atendimento e na velocidade de entrega, aumentando a percepção de valor do cliente sobre o seu serviço? Consulte nossa equipe de especialistas e saiba como podemos ajudá-lo nesse quesito.

LEIA MAIS