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Transporte multimodal: o que é e quais são as vantagens dessa estratégia

15 de abril de 2021

Transporte multimodal: o que é e quais são as vantagens dessa estratégia

Em muitas regiões ou países não há a possibilidade de se utilizar somente um transporte para entrega de determinada mercadoria de um ponto a outro. Com isso foram desenvolvidas diversas modalidades de locomoção de carga e trataremos de falar do Transporte Multimodal neste artigo.

Tais situações acontecem em países que não possuem acesso hidroviário ou mesmo uma infra-estrutura ferroviária adequada às suas necessidades. Nestes casos é necessário mais que um modal de transporte para o deslocamento das mercadorias.

Para resolver este problema utiliza-se o transporte em segmentação, ou seja, a contratação independente de cada modal a ser utilizado no transporte total.

Quais as vantagens do Transporte Multimodal?

As vantagens de utilização desta modalidade de transporte vão ao encontro das políticas de transportes de países desenvolvidos. 

O Transporte Multimodal combina a conveniência e a simplicidade jurídico-administrativa do uso de somente um modal à eficiência do transporte segmentado, com um único responsável perante o dono da carga.

As vantagens do transporte multimodal podem ser resumidas conforme seguem abaixo:

  • Contratos de compra e venda mais adequados. O uso de incoterms que determinam coleta e entrega na fábrica de exportadores/ importadores poderá ser mais facilmente utilizado, pois com o transporte multimodal as empresas deverão consultar somente um prestador de serviços;
  • Melhor aproveitamento da matriz de transportes do país;
  • Combinar de forma eficiente o uso dos modais de transportes disponíveis;
  • Melhor utilização de tecnologias da informação. O OTM, por coordenar todos os modais envolvidos na operação, centralizará as informações. Elas poderão vir de terceiros, porém serão consolidadas pelo OTM e repassadas ao cliente;
  • Ganhos nos valores de frete. O OTM, devido a seus altos volumes, terão melhores condições de negociar e firmar contratos de serviço, o que acaba por beneficiar o cliente final;
  • Melhor utilização de outras atividades como manuseio e armazenagem. O OTM pode, além de terceirizar estas atividades, possuir seus próprios armazéns, o que para o cliente traz informações mais exatas e redução destes custos;

Apesar das dificuldades no Transporte Multimodal, algumas empresas já atuam como Operadores Logísticos, realizando a contratação de todos os modais e terminais necessários para um determinado transporte, aproveitando as vantagens e características de cada modal, visando otimizar, agilizar e reduzir os custos da operação.

Algumas desvantagens

A utilização de diversos modais contratados individualmente acarreta problemas, por exemplo, como a falta de controle dos prazos, geração de armazenagem dos produtos entre a descarga de um modal e saída de outro. 

Pode-se considerar também que um atraso em um dos modais pode comprometer a execução do trabalho do próximo modal: pode-se perder o espaço já reservado, o que traz à empresa atrasos e custos extras.

Outro problema, este de ordem jurídica, são as avarias. Neste caso, os problemas resultantes destas, são resolvidos com muita dificuldade devido ao número de apólices envolvidas (uma para cada modal). 

Os responsáveis por cada modal tentam isentar-se das responsabilidades, o que acarreta maior lentidão  na indenização ao dono da mercadoria.

Mesmo existindo o agente de carga, que coordena os processos de integração dos transportes, legalmente a contratação e operação dos modais são efetuados em nome do embarcador, o que acaba por isentar o agente dos possíveis problemas que podem ocorrer e o prejuízo acaba sendo, por fim, do embarcador. 

O que é Transporte Multimodal (e sua diferença em relação ao Intermodal)

A intermodalidade e a multimodalidade são práticas distintas, porém contém semelhanças e seus conceitos são comumente confundidos.

O Transporte Multimodal e o Intermodal são operações que se realizam através da utilização de mais de um modal de transporte, sendo que não há um limite ao número de modais a serem utilizados. 

O Transporte Multimodal, ou multimodalidade, é aquela operação em que apenas um documento de transporte é emitido e cobre todos os modais envolvidos no trajeto da carga, desde o ponto de origem até o destino. 

Este documento é emitido pelo OTM, que se torna o responsável perante o embarcador pelo transporte total da carga.

Para que um transporte seja caracterizado como multimodal ele precisa:

  • Ser realizado por dois ou mais modais de transporte;
  • Ter um único contrato de transporte entre transportador e o dono da carga;
  • Haver somente um responsável perante o dono da carga (OTM);
  • Existir um conhecimento único e válido para todo o percurso do transporte.

O transporte multimodal é aquele que é contemplado por um conhecimento de transporte e que tem os serviços prestados pelo OTM. 

Tendo conhecimento de tais definições, no conhecimento multimodal (Multimodal Transport Bill of Lading), o emissor responde a todos os modais envolvidos na operação coberta por tal conhecimento de embarque. 

O OTM é responsável desde o momento em que recebe as mercadorias e elas ficam sob seus cuidados até o momento em que são entregues ao destinatário. 

Ele também é o emissor do conhecimento e a pessoa jurídica que é contratada para a realização do transporte, desde sua origem até a entrega no destino final.

Já o Transporte Intermodal, ou intermodalidade, é caracterizado pela emissão individual do documento de transporte para cada modal. É individualizada também a responsabilidade de cada transportador em cada parte do trajeto. 

Pode-se ressaltar que qualquer dano, avaria ou roubo causado devido a alguma falha, ou ineficiência no transporte, deverá ser discutido com o transportador que estiver de posse da carga naquele exato momento e cujo documento estiver em vigor.

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