Contato Comercial+ 55 41 2169-6868
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

É com imenso prazer que apresentamos o presente Código de Ética e Conduta da Capital Realty Infraestrutura Logística Ltda. (“Capital Realty”), que representa um compromisso firmado por todos nós, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros da Capital Realty, com a finalidade de nos comprometermos em seguir uma conduta ética, transparente e de respeito mútuo.


Assim, o Termo de Responsabilidade e Compromisso de Adesão ao Código de Ética e Conduta da Capital Realty, ora anexo, deverá ser assinado por todos os colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros da Capital Realty como comprometimento e ciência de que este foi compreendido e será seguido.


Desta forma, o Código de Ética e Conduta da Capital Realty busca fortalecer nossa cultura, desempenhando, sempre, uma atividade ética.

Criada em 1999, a Capital Realty está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e tem sob sua gestão um portfólio de mais de 400 mil m2 de área construída.

Com uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário, a Capital Realty se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários.

A empresa atua na busca constante por novas soluções construtivas para que seus projetos sejam modernos e superem as expectativas de seus ocupantes, uma vez que seu portfólio de clientes é composto por importantes empresas nacionais e multinacionais.

A Capital Realty desenvolve o projeto e executa a construção dos empreendimentos. Com uma equipe interna de engenharia e arquitetura, garante agilidade e uma solução mais competitiva aos clientes.

Missão
Desenvolver e administrar ativos imobiliários no setor de infraestrutura logística com
inovação e eficiência para gerar valor para nossos clientes, colaboradores e acionistas.

Visão
Ser referência no desenvolvimento e administração de ativos imobiliários no setor de
infraestrutura logística.

 Valores

  • Desenvolvimento Sustentável
  • Orientação para Resultados
  • Capital Humano
  • Ética

O presente Código de Ética e Conduta da Capital Realty tem como objetivo apresentar as diretrizes fundamentais da empresa, determinando sua forma de atuação dentro dos princípios éticos no meio empresarial.
 

Assim, este Código deve direcionar o conjunto de ações da Capital Realty de forma a estipular e estimular valores éticos na relação entre funcionários, parceiros, clientes, prestadores de serviços e todos aqueles que compõem a atividade desenvolvida pela empresa.


A aplicabilidade do presente Código abrange, portanto, todos os colaboradores, diretores,fornecedores, prestadores de serviços em geral, clientes, comunidade e órgãos públicos e governamentais.

Entre os colaboradores, prestadores de serviços em geral e clientes, assim como todo o público que atinge a atividade empresarial da , deve ser adotada uma conduta ética e transparente, não se admitindo discriminação de qualquer natureza, assédio moral, sexual, verbal, visual ou físico, utilização de trabalho ilegal, honrando os princípios de honestidade e integridade, não adotando posturas ou atitudes que possam comprometer a imagem, a reputação e os interesses da .

A Capital Realty mantém com seu público uma relação de confiança, parceria e respeito e, desta forma, o colaborador deverá sempre, durante sua atividade laboral, evitar conflitos entre interesses pessoais e os da empresa, nos relacionamentos com outros colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros.

Assim, a Capital Realty:

  • Tem o compromisso de manter um ambiente de trabalho aberto, livre de condutas impróprias e desrespeitosas, bem como incentiva pessoas de todas as origens e experiências a contribuir com ideias das mais diversas para a organização;
  • Espera de seus colaboradores, prestadores de serviços e clientes transparência em todos os atos praticados no exercício de suas funções;
  • Assim como a discriminação, não tolera assédio moral, sexual, verbal, visual ou físico,e/ou danos morais entre seus colaboradores, sob pena de rescisão contratual, sem prejuízo de medidas criminais cabíveis;
  • Em nenhuma hipótese usará trabalho ilegal, assim disposto em Lei, tanto por parte de seus colaboradores, como de seus clientes, contratados e prestadores de serviços em geral;
  • Espera de seus colaboradores e parceiros uma postura íntegra sempre que estes estiverem representando a Capital Realty em situações profissionais ou sociais, devendo honrar os princípios de honestidade e integridade;
  • Preserva, sempre, suas informações, assim como as obtidas em negociações comerciais, de modo que todas as informações da Capital Realty passíveis de divulgação estão disponíveis no site: www.capitalrealty.com.br

Entre os colaboradores da Capital Realty, regras de conduta deverão ser observadas, sendo elas:

  • Cumprimento das leis:
    Os colaboradores da Capital Realty devem cumprir integralmente as disposições de todas as leis – federais, estaduais, municipais e estrangeiras – aplicáveis aos negóciosda Capital Realty. Todas as leis federais, estaduais, municipais e estrangeiras são consideradas parte integrante desta política e aqui incorporadas por referência para todos os fins legais.
  • Prestação de serviços a outras empresas e conflito de interesses:
    Um conflito de interesses surge quando você se encontra em uma situação em que dois ou mais interesses concorrentes conflitam e prejudicam sua capacidade paratomar decisões objetivas, sem desvios, ou imparciais. Desse modo, todos os colaboradores da Capital Realty devem conduzir as suas atividades de forma a não
    conflitar com os interesses da Capital Realty. Você não deve concluir uma operação, adquirir participação ou tomar qualquer medida que seja contrária aos interesses da Capital Realty ou incompatível com o dever de lealdade e com as obrigações quesão inerentes à sua relação com a Capital Realty.O colaborador também não poderá manter vínculo empregatício, prestar serviços,ainda que esporádicos, ou ser administrador, proprietário em titularidade de direitosde sócio, direta ou indiretamente, sob qualquer forma, de empresa que atue no
    mesmo ramo de negócio da Capital Realty.
  • Política de Segurança de Informação:
    Todos os colaboradores terão acesso à Política de Segurança de Informação da Capital Realty, ora anexa ao presente Código (ANEXO IV), de modo que deveráaplicá-la no dia a dia de seu relacionamento com a Capital Realty, com a finalidadede garantir a disponibilidade, integridade, confidencialidade, legalidade e autenticidade da informação necessária para a realização de negócios da CapitalRealty ou com a Capital Realty.
  • Política de divulgação de informações:
    Conforme disposto, as informações da Capital Realty passíveis de divulgação estãodisponíveis do site da empresa (www.capitalrealty.com.br), sendo que qualquerinformação obtida pelo colaborador em seu ambiente de trabalho ou no seu relacionamento comercial com a Capital Realty não poderá ser divulgada em nenhuma hipótese a terceiros, seja da Capital Realty ou ou de parceiros, clientes e outros. 

Assim, é vedado ao colaborador divulgar qualquer tipo de informação privilegiada a que tenha acesso.

O nome e marca Capital Realty não poderão ser usados pelo colaborador para fins particulares ou sem a prévia autorização por escrito da Capital Realty.

Todas as comunicações feitas pela Capital Realty, escritas ou verbais, devem serexatas e completas, incluindo propagandas e materiais promocionais,correspondências, demonstrações financeiras, registros e relatórios, bem como
qualquer espécie de publicação.

Caso um terceiro fora da Capital Realty, incluindo imprensa, faça perguntas, não tente respondê-las, a menos que você tenha certeza de que possui prévia autorização por escrito para tanto. Se você não estiver autorizado a responder as perguntas,indique a pessoa de contato apropriada na Capital Realty, se você souber quem é,ou entre em contato com o seu superior imediato.

  • Uso de álcool, drogas e porte de arma:
    Não é permitido no ambiente de trabalho o uso de álcool, drogas ilícitas (por exemplo, maconha, cocaína e medicamentos sujeitos a prescrição médica que nãotenham sido prescritos por médico) e porte de arma, sendo proibida a entrada ou a permanência na empresa em estado de embriaguez, ou estado alterado pelo uso de
    substâncias ilícitas. Armas de nenhuma espécie são permitidas nas dependências da Capital Realty,salvo profissionais expressamente autorizados e devidamente contratados para a finalidade de segurança.
  • Atividades Políticas:
    A Capital Realty incentiva os seus colaboradores a participar de atividades públicas e cívicas. Entretanto, você deve garantir que não haverá conflito de interesses entrea sua relação com a Capital Realty e os seus deveres resultantes das atividades públicas ou cívicas. Colaboradores que estejam considerando a possibilidade de assumir um cargo público por eleição ou nomeação devem notificar seus respectivos superiores imediatamente para que a Capital Realty possa tomar as medidas necessárias para evitar qualquer conflito de interesse ou aparência de improbidade.
  • Ativos da Capital Realty:
    As horas de trabalho dos colaboradores devem ser dedicadas exclusivamente às atividades diretamente relacionadas aos negócios da Capital Realty. Os 10 colaboradores não devem abusar do uso dos telefones e não devem deixar que ligações pessoais interfiram no trabalho.

Bens da Capital Realty – sejam eles ferramentas, equipamentos de escritório ou veículos – somente podem ser utilizados nos negócios da Capital Realty. Os empregados não podem usar os bens da Capital Realty, incluindo materiais de escritório, para benefício pessoal. A menos que você tenha poderes para tanto, sob nenhuma circunstância você pode vender, doar ou emprestar bens da Capital Realty. Sempre use os bens da Capital Realty de forma a protegê-los contra perda, roubo ou dano. Você é responsável por danos decorrentes de condutas dolosas ou culposas e, em qualquer caso, o valor correspondente a tais danos poderá ser descontado em folha de pagamentos.

Todos os computadores, arquivos de computadores, sistemas de mensagens eletrônicas (e-mail), máquinas de fax, telefones e todos os demais métodos de comunicação eletrônica, além de todas as informações contidas neles, são propriedade da Capital Realty e devem ser usados para os negócios da Capital Realty exclusivamente. O seu uso para fins pessoais é expressamente proibido. Os empregados não devem ter qualquer expectativa de privacidade pessoal ou confidencialidade com relação aos referidos sistemas de comunicação e informações,a despeito de qualquer indicação da expressão “privada” ou qualquer expressão semelhante exibida nas mensagens e arquivos. A Capital Realty pode inspecionar todos os arquivos ou mensagens a qualquer momento, por qualquer motivo, ao seucritério. O uso de computadores e comunicações eletrônicas fornecidas pela Empresa, na forma permitida por lei, podem ser monitoradas e/ou gravadasregularmente, incluindo telefones, mensagens de voz, e-mail, Internet e diretórios pessoais. Mensagens enviadas por meio de tais sistemas permanecem de propriedadeda Capital Realty.

Use a sua própria honestidade e bom senso ao lidar com dinheiro da Capital Realty. Pode ser necessário que você faça pagamentos em dinheiro ou incorra em despesas que serão reembolsadas pela Capital Realty. Assegure-se que a Capital Realty pague o preço justo e que as despesas sejam razoáveis. Pedir o reembolso de despesas com alimentação que não tenha sido consumida, quilometragem que não tenha sido percorrida, passagens aéreas não utilizadas ou qualquer outra despesa que não tenha sido efetivamente despendida são atos ilícitos e uma violação deste Código, que resultarão em sanções disciplinares, incluindo dispensa.

Propriedade Intelectual
Informações confidenciais ou de propriedade intelectual e/ou industrial que sejam desenvolvidas por colaboradores como parte do seu trabalho são propriedade da Capital Realty. Elas devem ser protegidas contra a divulgação não autorizada. Tais informações incluem segredos de comércio e indústria, bem como informações técnicas, financeiras, pessoais ou comerciais que sejam sensíveis, confidenciais, privadas ou de acesso restrito. Incluem-se arquivos/registros, práticas, cartas, planos,projetos e programas de computador.

Você não deve utilizar indevidamente as informações confidenciais ou objeto de direito de propriedade, ou divulgar tais informações a quem não seja empregado da Capital Realty, exceto para advogados, contadores e outros prestadores de serviços contratados pela Capital Realty que tenham necessidade de recebê-las. Estaproibição se aplica a conversas com familiares e amigos, que podem passar a informação adiante de forma inocente e inadvertida.

Caso você deixe de ser um colaborador da Capital Realty por qualquer motivo, incluindo aposentadoria, você deve manter a sua obrigação de não divulgar e não utilizar indevidamente as informações de propriedade da Capital Realty, pelo prazo mínimo de 10 (dez) anos. Ao término da sua relação de emprego, você deve devolver todos os documentos e arquivos da Capital Realty e respectivas cópias.

O relacionamento da Capital Realty com seus clientes está pautado, sempre, em princípios éticos, assim como na missão e valores da Capital Realty. Todos os clientes devem ser tratados de forma justa e de acordo com as leis, obrigações contratuais, práticas e regulamentos aplicáveis.

As informações obtidas em razão de parcerias fechadas são confidenciais, sendo proibida a divulgação a terceiros, a menos que previamente autorizada, por escrito, pelo cliente.

Desta forma, esperamos de nossos clientes a mesma conduta ética, assim como o mesmocompromisso com as informações e operações da Capital Realty.

As atividades desenvolvidas pelos clientes da Capital Realty não poderão, em nenhumahipótese, estar em desacordo com leis municipais, estaduais e/ou federais, estando sujeitas às licenças e autorizações dos órgãos públicos competentes.

A Capital Realty busca a satisfação do cliente com um atendimento eficiente, obedecendoàs condições contratuais e comerciais.

A Capital Realty busca em seus fornecedores os mesmos padrões éticos de conduta com que atua, a fim de promover e manter sua cultura ética. Toda contratação deverá apresentar sustentação técnica e econômica, não sendo permitido favorecimento de qualquer natureza. Todos os fornecedores devem ser tratados de forma justa e de acordo com as leis, obrigações contratuais, práticas e regulamentos aplicáveis.

As regras e procedimentos do Código de Ética e Conduta da Capital Realty se aplicam a todos os terceiros que representam a Capital Realty, como consultores, prestadores de serviços, empreiteiros, parceiros de negócios, fornecedores, entre outros.

Para garantir a aplicação do presente Código de Ética e Conduta, todos os contratos celebrados com terceiros deverão conter cláusulas para assegurar uma conduta ética assim como o cumprimento das Leis Anticorrupção, com o objetivo de eliminar o risco de pagamentos ilícitos e fornecer à Capital Realty e seus fornecedores o bem estar na relação comercial.

O propósito básico das leis de defesa da concorrência é proteger e oferecer um ambiente econômico aberto para que novos negócios possam concorrer em mercados livres de condutas colusivas ou discriminatórias. Quando esta finalidade não é alcançada em decorrência de ações privadas colusivas ou abuso de poder econômico, as leis de defesa da concorrência e o sistema de livre concorrência são violados. A violação dessas leis pode resultar em imposição de penalidades severas sobre a Capital Realty e, em alguns casos, sobre os indivíduos envolvidos, inclusive de natureza criminal.

A Capital Realty sempre pautou sua atuação em cumprimento às leis de defesa da concorrência.

Segue uma lista com as principais proibições no que se refere às leis de defesa da
concorrência:

  • Não discuta preços com os concorrentes;
  • Não faça acordos para limitar ou aumentar os níveis de produção com concorrentes;
  • Não divida clientes, mercados ou territórios com concorrentes;
  • Não exija que clientes contratem serviços somente da Capital Realty;
  • Não faça acordos com concorrentes para boicotar fornecedores ou clientes;
  • Não participe em reuniões com objetivos ilegais com concorrentes;
  • Não utilize um produto ou serviço como influência para forçar ou induzir um cliente a comprar outro produto ou serviço;
  • Não elabore documentos ou faça declarações sem considerar seus impactos na
    concorrência; e
  • Não esconda qualquer irregularidade; informe-a imediatamente ao seu superior.

Este Código não pretende ser uma revisão exaustiva das leis de defesa da concorrência e não substitui uma consultoria especializada. Caso você tenha dúvidas sobre uma situação específica, você deve consultar o Departamento Jurídico da Capital Realty.

A Capital Realty respeita a legislação ambiental brasileira, comprometendo-se com aproteção do meio ambiente e visando à preservação de nossos recursos naturais. Como meiode compromisso com o meio ambiente e comprometimento com a legislação ambientalvigente, a Capital Realty obtém para todos os seus empreendimentos as licenças e autorizações necessárias para a localização, instalação e operação de seus empreendimentos.

Desta forma, seguimos responsavelmente em conformidade com todas as regulamentações e leis ambientais aplicáveis.

A política da Capital Realty é conduzir de forma ética, socialmente responsável e economicamente sustentável suas atividades, protegendo seus colaboradores, prestadores de serviços e clientes e esperando a mesma conduta da parte desses.

Por fim, a responsabilidade ambiental da empresa é um conjunto de atitudes que levam em conta o crescimento econômico, ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade, como também para as gerações futuras.

No papel de empresa íntegra, comprometida com a ética, faz-se necessário adotar medidas anticorrupção de modo que a Capital Realty não tolera em suas atividades o ato de oferecer prometer ou autorizar que se dê qualquer bem ou valor a agentes públicos, ou de funcionários de empresas do setor privado, diretamente ou por intermédio de terceiros, a fim de influenciar a ação de tais agentes ou funcionários para obter vantagens impróprias, sob pena de rescisão contratual por justa causa, sem prejuízo de eventuais medidas criminais que sejam cabíveis.

Portanto, a Capital Realty adota as Leis Anticorrupção nacionais, bem como internacionais aplicáveis à atividade de cada parceiro, incluindo, mas não se limitando, à Lei dos Estados Unidos da América sobre Práticas de Corrupção no Exterior (United States Foreign Corrupt Practices Act – FCPA), que passam a ser parte integrante deste Código, de modo que seus
colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes, devem estar alinhados a esta política, assim como às normas de ética e conduta.

Assim, caso tenha alguma dúvida com relação à legislação mencionada, procure seusupervisor ou o Departamento Jurídico da Capital Realty para esclarecimentos.

Sendo assim, é vedado à Capital Realty, por meio de seus representantes, seja empregado, parceiro ou colaborador a qualquer título, solicitar ou aceitar suborno.

Para fins de compreensão desta Política, “Suborno” significa toda oferta, solicitação, promessa e/ou autorização para pagar ou receber qualquer artigo de valor, para ou de qualquer autoridade governamental ou qualquer outra pessoa de empresa privada, com a intenção de induzir o receptor a abusar de sua posição ou de obter uma vantagem indevida.

A Capital Realty não admite em nenhuma hipótese o ato de fornecer ou receber hospitalidade e presentes.

Os registros e livros comerciais, contábeis, fiscais e demais registros e livros obrigatórios devem refletir de maneira precisa os negócios da Capital Realty. Os pagamentos ou recebimentos da Capital Realty devem ser aprovados, sempre, com as documentações comprobatórias, sendo proibido fraudar, burlar ou evitar controles de contabilidade internos e/ou externos.

Nos mesmos termos, fica proibido o pagamento de facilitação, propina ou suborno, ora definidos como pagamentos a quaisquer autoridades, para acelerar a execução de tarefas burocráticas ou atos administrativos quaisquer, inclusive de rotina e/ou não deliberativos.

Caso você se depare com uma situação que apresente dúvidas ou suspeitas em relação à legalidade de um pagamento ou despesa, entre em contato imediatamente com o Departamento Jurídico da Capital Realty, para obter orientações do procedimento correto a ser adotado.

A Capital Realty salienta que é de responsabilidade pessoal de todos os colaboradores, parceiros, prestadores de serviços e clientes conhecer as normas legais e restrições aplicáveis às funções que exercem e atividades que praticam, de modo que a violação da legislação cabível ou do presente Código de Ética e Conduta e Política Anticorrupção sujeitará o infrator às penalidades legais cabíveis ao caso.

Nenhum colaborador será penalizado pelo atraso ou perda de negócios resultantes de sua recusa em pagar ou receber suborno. 

Conforme exposto, todos os colaboradores, empregados, administradores, fornecedores e clientes deverão se comportar de acordo com o presente Código de Ética e Disciplina e/ou Política Anticorrupção, assim como obedecer as leis do ordenamento jurídico brasileiro e estrangeiro aplicáveis, de modo que qualquer violação será tratada como um assunto de extrema gravidade, passível de rescisão contratual.

Caso você tenha razões para acreditar que o presente Código de Ética e Disciplina e/ou Política Anticorrupção da Capital Realty está sendo violado, nós incentivamos você alevar o assunto ao conhecimento do seu superior imediato ou ao Departamento Jurídico da Capital Realty, se for o caso. Tenha certeza de que os colaboradores que, de boa-fé, reportem uma possível violação serão protegidos e não sofrerão retaliação.

A violação deste Código de Ética e Disciplina e/ou da Política Anticorrupção é considerada falta funcional, sujeitando o infrator às medidas disciplinares adequadas e  cabíveis a cada caso, sendo elas trabalhistas, administrativas, civis, como também penais, tudo em conformidade com a legislação brasileira.

Todas as violações ao Código de Ética e Conduta, assim como à Política Anticorrupção serão examinadas pelo Departamento Jurídico da Capital Realty juntamente com os diretores da empresa, que definirão a punição adequada a cada caso e, se aplicável, comunicarão as violações às autoridades competentes.