Conhecer os diferentes tipos de picking irá te ajudar a elaborar a melhor estratégia logística para a sua operação. E, com a ascensão das compras virtuais, os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso, é fundamental adotar estratégias eficazes para o bom funcionamento de toda a cadeia logística do e-commerce.
Continue a leitura para conhecer os diferentes tipos de picking e escolha o que melhor se adapta com o seu perfil de operação.
O que é picking?
Quando traduzido, picking significa ‘separar’. Portanto, esta é a etapa responsável por toda a seleção e separação dos produtos de uma operação, desde o recebimento dos pedidos de separação até a emissão de notas fiscais para transportar os produtos já selecionados.
É um processo que demanda precisão e agilidade, para que nenhum produto seja extraviado no meio do processo. A separação pode ser feita de forma manual, no caso de produtos pequenos e leves, ou com ajuda de esteiras e empilhadeiras, para objetos mais volumosos e pesados.
Quais as estratégias de picking existentes?
Cada operação deve escolher a modalidade de packing que melhor atende a cadeia logística e o processo de armazenagem. Por isso, é fundamental montar estratégias compatíveis com o perfil da empresa, visando otimização na separação e despacho dos produtos. Na hora de montar a sua estratégia do processo de picking, considere:
1 – Avaliar o número de operadores para atender o pedido;
2 – Estipular o tempo de coleta;
3 – Considerar o número de produtos coletados em cada etapa da separação;
4 – Considerar a separação alinhada com as etapas que vem posteriormente.
Quais são os 4 tipos de processo do picking?
Para escolher qual o tipo de picking ideal para a operação avalie a expectativa do consumidor final, que é quem vai receber o produto, em suas devidas condições e prazo estipulado. Entre os principais tipos de picking estão:
1. Discreto
Nesse formato é o operador que busca produtos de uma única venda no estoque do armazém. Por ser executado apenas por uma pessoa, a chance de falha é menor, porém, é considerado um dos processos mais demorados na operação logística, já que é manuseado um único pedido por vez.
2. Por zona
Nessa modalidade, os pedidos são divididos por zonas ou divisões no estoque, identificadas normalmente por categorias ou código de identificação para controle de estoque.
3. Por lote
Considerado um dos processo mais ágeis de picking, pois realiza a coleta de uma quantidade maior de produtos, determinado por lotes. Nesse formato também pode ser aplicada a divisão por categorias de produtos ou por SKUs.
4. Por onda
Esse formato também é realizado para atender um único pedido, porém, focado para atender os prazos de agendamento solicitados pelo cliente ou consumidor final.
Como melhorar o sistema de picking na cadeia logística do e commerce
Integrar a sua operação em processos de picking mais eficientes faz toda a diferença para a otimização da cadeia logística como um todo, diminuindo perdas e danos, assim como, garantindo a qualidade da entrega.
Consulte nossa equipe de especialistas e conheça as nossas soluções de armazenagem que melhor atenderão as suas estratégias de picking.