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5 principais etapas do processo logístico

por Capital Realty | 14/11/2020 | Blog

5 principais etapas do processo logístico

A logística é essencial no dia a dia da empresa para que tudo esteja funcionando da maneira correta. Se algo dá errado, os produtos podem sofrer danos e os profissionais, acidentes de trabalho. Para otimizar esse serviço, é preciso conhecer bem as principais etapas do processo logístico. Por mais que você não seja um especialista no assunto, é fundamental saber os aspectos gerais de cada uma dessas fases como forma de contribuir para que o processo como um todo seja otimizado. Podemos afirmar que há pelo menos 5 diferentes etapas da logística:

  1. Recebimento da mercadoria;
  2. Movimentação das cargas;
  3. Armazenagem;
  4. Separação;
  5. Envio da mercadoria.

Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas?

As 5 principais etapas do processo logístico

Antes de tudo, vale lembrar que essas 5 etapas do processo logístico podem ser desmembradas em muitas outras, dependendo do produto ou da proposta de entrega da empresa em questão. Contudo, compreender que há a necessidade de a mercadoria passar por todos esses momentos é o mais importante nesse primeiro olhar.

1. Recebimento da mercadoria

Tudo começa quando a mercadoria chega ao armazém, à fábrica ou à sede da sua empresa. Ao receber a mercadoria, seja rigoroso na conferência e identificação dos produtos destinados ao estoque. Muitos problemas podem ser evitados se você adotar um processo mais rígido na recepção dos produtos. Procedimentos de troca e comunicações de erro são aspectos que implicam em prejuízos e atrasam o processo como um todo e quanto mais você puder evitá-los, melhor. As docas também devem estar sempre livres para receber a carga que, posteriormente, será guardada no armazém logístico. Organização é o ponto chave.

2. Movimentação de cargas

Uma das principais atribuições de quem atua no setor de logística é garantir que os produtos manuseados e os funcionários não sofram danos nem acidentes. Para isso, é interessante contar com maquinário adequado e profissionais cautelosos para executar bem essa função.  O sucesso nesse momento da operação só é possível quando todos esses aspectos são respeitados. A organização do armazém logístico também vai facilitar o trânsito e a movimentação de cargas, diminuindo riscos para todos os envolvidos. Se possível, opte por sistemas que simplifiquem ou automatizem essas tarefas, visando ganhar tempo e diminuir o número de pessoas no ambiente operacional.

3. Armazenagem

A organização na armazenagem também está entre as principais etapas do processo logístico. É muito importante que os itens em estoque fiquem em um local seguro e em um galpão ou armazém logístico de qualidade, como os empreendimentos Mega, da Capital Realty. Os produtos devem ser organizados com sabedoria. Ordem alfabética, por exemplo, pode ajudar a achar os materiais com facilidade, mas não é a forma mais interessante de organizar. Um jeito assertivo de armazenagem pode ser feita com base na circulação dos produtos.  Itens com maior circulação devem ficar nas prateleiras mais acessíveis e próximas das saídas, assim, ganha-se muito tempo na movimentação das cargas. Utilize softwares de gestão para automatizar processos e altere a estrutura sempre que a operação assim demandar, como períodos de grande demanda no mercado.

4. A etapa da separação

Também conhecida como picking, esta é outra etapa que merece atenção. É quando os itens serão preparados para a entrega. Quanto mais organizadas forem as etapas anteriores, mais facilidade e eficiência na separação dos produtos você terá. Por essa razão, parte do princípio de que esse é o processo de melhoria contínua, e que cada etapa otimizada impacta nas posteriores. Novamente, é possível contar com suporte da tecnologia para recolher e separar produtos de diferentes categorias e depois mandar aos clientes. Ferramentas, como softwares de gestão logística, ajudam a separar a mercadoria indicada, informando a quantidade que deve ser retirada e a localização do item no armazém.

5. A expedição

Tudo deve estar organizado na última etapa do processo logístico, a expedição. Mais uma vez, o uso de equipamentos será indispensável para cumprir bem essa tarefa de logística. Muito rigor também será necessário para controlar o volume de material a ser expedido, os prazos acertados para a entrega com os clientes, além dos cuidados necessários com mercadorias sensíveis. Todas as etapas do processo logístico devem ser registradas para subsidiar o transporte e evitar perdas. Para garantir que tudo funcione na expedição, também é importante averiguar se a documentação do transporte está correta. Isso evita imprevistos e problemas com a fiscalização das cargas, o que pode gerar atrasos e incômodo para os clientes.  Depois de separar e conferir a mercadoria e validar os pedidos dos clientes, é hora de colocar a carga na estrada e começar as entregas. Não sem antes, é claro, organizar um roteiro eficiente para garantir prazos menores e maior índice de satisfação do consumidor.

Como melhorar a logística do seu centro de distribuição

Melhorar a gestão de armazenagem e a distribuição logística está no topo da lista de prioridades de todos os gestores. Quando isso acontece, os clientes ficam mais satisfeitos com a eficácia do serviço prestado e aumenta a produtividade da companhia. Porém, o simples desejo de melhorar não é garantia de sucesso se você não souber exatamente o que fazer. Centros de distribuição são peças logísticas complexas, nas quais cada detalhe pode ser capaz de fazer a diferença. Sendo assim, otimizar processos e encontrar locais estratégicos para distribuição podem representar diferenciais importantes para tornar a sua companhia mais competitiva. Alguns conselhos:

  1. Estude o layout do centro de distribuição;
  2. Utilize softwares de gestão;
  3. Não distribua sem roteirização;
  4. Faça inventários cíclicos;
  5. Estabeleça indicadores e busque melhoria contínua.

Não deixe de conferir também artigos anteriores em que abordamos quais são os principais desafios enfrentados na armazenagem e boas práticas para você adotar em sua operação logística.

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A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.