O mundo vive em um processo de mudanças constantes. No universo de consumo não seria diferente, afinal, é preciso adaptar-se às transformações impostas não só pelo meio empresarial como também pelos próprios consumidores. Uma dessas adaptações foi vista no processo de compra, desde o comportamento dos clientes na hora de escolher um produto até a forma e o local em que se decide comprar.
No entanto, grande parte dessas modificações foram impostas em decorrência da pandemia pelo coronavírus, que exigiu um novo posicionamento das empresas com relação ao processo de compra e experiência de usuário, bem como dos consumidores, que precisaram encontrar um meio de continuar efetuando as compras sem se colocar em risco nem quebrar os protocolos pré-estabelecidos pelos órgãos de saúde responsáveis.
O impacto da internet no processo de vendas
Por conta do distanciamento social em decorrência da pandemia, a internet foi, com certeza, o que permitiu que muitas empresas continuassem com o fluxo de vendas semelhante ao presencial.
Essa migração para o on-line durante o ano de 2020 foi muito forte. A prova disso é que, no último ano, o comércio digital aumentou em 40%, segundo os dados levantados na pesquisa realizada pelo Paypal e Big Data Corp. Com isso, mais de um milhão e meio de lojas foram criadas e efetivadas no on-line, por meio das redes sociais e e-commerces ativos e intuitivos.
Essa força da internet no processo de vendas trouxe muitas vantagens para o cenário econômico, para os gestores e também para os consumidores, em especial, porque o processo foi muito bem aceito, principalmente quando envolve um site extremamente intuitivo, em que o controle do processo de compra está com o cliente.
Mas, além disso, os próprios empresários saíram ganhando com esse boom de compras on-line, visto que eles acabaram reduzindo custos e até mesmo mão de obra, pois muitos dos processos que eram realizados presencialmente migraram para a automatização.
Logística e processo de compras
Por conta dessa crescente dependência de compras em sites de lojas on-line, as empresas passaram a investir cada vez mais no setor de logística. De nada adianta um site intuitivo se o processo de produção, de estoque e de entrega atrasar, pois, o que o consumidor está sempre buscando, hoje em dia, é uma boa experiência de compra.
Por isso, é cada vez mais comum encontrar gestores treinando o seu time para que esse planejamento esteja sempre muito bem alinhado, sem que isso gere uma demanda ou até mesmo um custo extra. Como, por exemplo, a questão dos produtos no estoque: com uma boa equipe de logística é possível encontrar um equilíbrio entre produção e entrega, de uma forma que nunca falte produtos para o cliente, sem que, necessariamente, fique material parado no estoque.
É uma linha bem tênue que demanda esforço, aliado a planejamento e tecnologia. Porém, torna-se essencial, especialmente nas demandas de e-commerces, para que o processo seja bom para empresa e também para o cliente.
Quais os principais fatores para uma entrega perfeita?
Sabendo da importância de uma entrega perfeita para o consumidor, é importante entender quais os fatores determinantes para que ela ocorra. Afinal, é necessário sempre fazer um balanço dos pontos que o empreendimento precisa investir mais e melhorar. Assim, para uma entrega perfeita é preciso considerar, entre outros fatores:
1. Opções de entregas
Possibilitar um processo de compra intuitivo é importante, assim como permitir que o próprio consumidor escolha como o seu produto será enviado. Oferecer opções de entregas, sem dúvidas, é uma forma de impactar positivamente seu cliente.
2. Rastreio de pacotes
Além das opções de entregas, oferecer a possibilidade do consumidor rastrear sua encomenda é outro fator que contribui positivamente para a imagem da empresa. Afinal de contas, torna-se um elemento a mais de segurança – tanto para quem comprou como para a própria loja, pois é possível saber onde a carga está com uma certeza maior e se tudo está fluindo conforme a rota planejada pelo setor de logística.
3. Tenha uma boa transportadora!
Contratar uma equipe que seja confiável é, em resumo, a chave do sucesso. Principalmente quando se fala em transporte de produtos, afinal, é por meio dela que o consumidor finaliza a experiência na loja. Então, a análise de quem está sendo contratado é primordial para que o barato não saia caro e para que a encomenda chegue no prazo correto, sem desvios ou transtornos.
4. Valor do frete
Outro tópico muito importante é o valor do frete. Muitos clientes sempre optam pelo mais barato ou por atingir um valor específico para que o frete saia grátis. São estratégias boas de serem pensadas.
E para que tudo seja perfeito, é preciso se aliar e aderir a tudo que a tecnologia pode proporcionar, como organização de produtos, sites intuitivos e rastreio. Com isso, a empresa fica segura, e mais eficiente, e o cliente satisfeito.
5. Localização estratégica dos armazéns
Por fim, para que a entrega seja realmente perfeita, é preciso escolher um armazém com uma localização estratégica, que facilite toda a logística, e agilize os processos. Para isso, é preciso considerar fatores, como: categoria do galpão, proximidade com a fábrica, proximidade com os centros de distribuição, facilidades para exportação, estacionamento para carretas, entre outros. Para encontrar as melhores opções de condomínios logísticos, conte com a Capital Realty.
Uma boa entrega nas lojas virtuais é essencial!
E porque a experiência de compra favorável e a entrega perfeita são detalhes que os clientes passaram a exigir das empresas? Porque os consumidores passaram a enxergar a loja virtual como um mundo separado da física, com isso, muda-se também a perspectiva de compra e entrega.
Acontece que ao comprar algo por meio do e-commerce, o cliente fica na expectativa do recebimento do produto, por isso que todo esse processo precisa transpassar confiança e segurança, e tudo isso pode ser executado por meio de uma entrega perfeita e uma experiência intuitiva na hora de realizar a compra.
Então, as empresas que ficam atentas a esses fatores, sem dúvidas, saem na frente e acabam conquistando o coração de muitos consumidores, podendo até fidelizá-los. Visto que o mundo das lojas digitais é muito maior que o físico, então, esses diferenciais permitem conquistar muito mais clientes, principalmente quando há bons comentários nas redes sobre seu negócio.