Contato Comercial
+ 55 41 2169-6868

Entenda o que é centro logístico e como funciona

por Capital Realty | 25/11/2023 | Blog, Logística


Entender mais sobre o que é um centro logístico pode apresentar uma nova solução para implementar na sua operação. Considerada uma instalação complexa e estratégica, destinada para o desenvolvimento de diversas atividades relacionadas a logística de uma empresa, os centros logísticos geram diversas vantagens competitivas para quem opera no mercado.

Buscar novas soluções para otimizar as operações logísticas é essencial para oferecer os melhores serviços. Por isso, a seguir, criamos este guia com as principais informações sobre:


O que é um centro logístico?


Um centro logístico é um espaço físico usado para concentrar o armazenamento, distribuição e transporte de mercadorias de uma empresa. Esse espaço é usado por grandes operações que precisam de um local central para desenvolver todas as atividades relacionadas a logística de produtos.

Essenciais para a otimização da gestão da cadeia de suprimentos, os centros logísticos garantem o fluxo contínuo de mercadorias, reduzindo custos operacionais e aumentando as chances de sucesso do processo logístico.



Características de um centro logístico


As características dos centros logísticos são estratégicas e otimizam o fluxo da cadeia, oferecendo benefícios para as empresas.

Confira quais são as principais características de um centro logístico. 


Quais são as atividades realizadas em um centro logístico?


Os tipos de centros logísticos podem variar em função das atividades realizadas, tamanho e localização. Devido à flexibilidade desses espaços, as atividades que podem ser realizadas em um centro logístico são variadas. A definição deve mudar de acordo com as atividades de cada empresa. Alguns dos principais processos incluem:


  • recebimento de mercadorias: avaliação e registro de itens recebidos de fornecedores, como análise de quantidade e qualidade de produtos;
  • armazenamento: depósito adequado para o armazenamento de mercadorias para serem enviadas para o destinatário;
  • processamento de pedidos: recebimento e preparação de pedidos de clientes, incluindo a seleção de produtos e preparação para o envio;
  • packing: espaço onde é realizada a embalagem de produtos para o transporte;
  • cross-docking: projetado para receber mercadorias e armazená-las por um curto período;
  • distribuição: espaço onde a mercadoria é recebida, armazenada e redistribuída;
  • devoluções: processamento e recebimento de devoluções e gestão de produtos danificados.

Importância de centros logísticos


A importância de centros logísticos reside na sua capacidade de otimizar a gestão de todas as fases de um processo logístico, oferecendo maior competitividade para empresas do ramo. 

O uso de centros logísticos permite maior eficiência na movimentação de produtos, garantindo a agilidade do fluxo de mercadorias, reduzindo custos operacionais e aumentando a satisfação do cliente final.

Os centros logísticos também são fundamentais para a expansão da operação de empresas em crescimento. Com maior número de clientes, é preciso garantir a distribuição de mercadorias em diferentes regiões. A localização estratégica desses centros permite que os produtos recebam o tratamento necessário – como armazenamento e packing –, influenciando em prazos de entrega e custos logísticos.


Sistema TMS: como aprimorar a logística da sua empresa


Para grandes empresas, o centro logístico significa a otimização da logística e a redução de custos. No entanto, além de implementar essa solução, há estratégias que também precisam ser consideradas para garantir o aprimoramento de processos.

O sistema TMS é uma ferramenta necessária para que melhorias constantes sejam implementadas. Esse software auxilia com a modernização de processos relacionados ao transporte de mercadorias, gerando mais eficiência nessa etapa do processo logístico.

Leia mais sobre o assunto no site da Capital Realty e entenda quais são as principais vantagens de implementar esse sistema na sua empresa.




			
Capital Realty

Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.