Em outras palavras, um gestor inteligente faz com que cada item esteja disponível na hora certa, para a etapa correspondente, na localização exata e pronto para uso, contribuindo para o cumprimento de prazos e aumento da produtividade dos profissionais envolvidos. Para entender mais sobre isso, continue a leitura
O que é estrutura na logística?
Todo lançamento de um novo produto exige um plano de ação detalhado, ou seja, uma espécie de calendário de implementação, que inclui desde etapas do projeto e especialidades de mão-de-obra até prazos de entrega e questões logísticas. Isso faz parte dos processos de estruturação da logística.
Como estruturar a logística de uma empresa
Uma das maneiras de estruturar os processos logísticos é por meio do planejamento de materiais MRP. A sigla, em inglês, resume o termo Material Resource Planning. O sistema especializado combina dados de várias frentes para equilibrar níveis de estoque de matéria-prima e componentes. Em termos gerais, o MRP:
Calcula o volume de materiais para demandas específicas;
Relaciona as datas de compra, entrega e produção;
Verifica quais produtos intermediários podem ser necessários;
Prevê a capacidade de máquinas, colaboradores e recursos disponíveis.
Como montar um sistema de logística
Implementar o MRP no processo logístico exige seu próprio planejamento. Para quem está considerando adotar a solução para uma gestão mais eficiente de materiais, aqui vão algumas dicas:
Crie uma lista de materiais de cada produto produzido pela empresa;
Defina políticas de lote, estabelecendo quantidades mínimas e máximas;
Determine o estoque de segurança para a produção de cada item;
Saiba quais são os lead times de compra e produção;
Desenvolva um inventário detalhado e mantenha-o sempre atualizado.
Logística de entrega de produtos
Uma operação organizada por meio do planejamento de materiais MRP evita surpresas desagradáveis no momento da produção, como falta ou desperdício de materiais, gastos desnecessários, atrasos nas entregas e descontentamento dos clientes. Ou seja, é uma ferramenta imprescindível para organizações
Os benefícios do planejamento de materiais MRP
As vantagens oferecidas quando a empresa conta com um planejamento de materiais MRP são muitas, beneficiando também os sistemas, funcionários e clientes, além das organizações.
Entre outros pontos, dizemos que a automatização do processo torna o planejamento de materiais MRP muito mais rápido, seguro e assertivo. Inúmeros dados são combinados e analisados em tempo real, mesmo em se tratando de estruturas complexas. A redução do tempo investido para tarefas relacionadas é significativa e perceptível logo após a implantação.
Com este recurso assumindo as funções operacionais, colaboradores podem se dedicar a atividades mais estratégicas para a operação. Além disso, quando a análise de dados é feita por um software MRP, os índices de falha humana diminuem consideravelmente, podendo chegar a zero. Os erros só acontecem se a alimentação de informações de cadastro por parte do usuário apresentar problemas.
O planejamento de materiais MRP também considera lotes mínimos, máximos e múltiplos em seus cálculos, combinando a demanda de um período com as políticas da empresa. Ou seja, há uma integração da produção com o setor administrativo, com todas as informações essenciais reunidas em um único banco de dados.
Para otimizar ainda mais a sua operação, conte com armazenagens em condomínios logísticos de infraestrutura completa. A Capital Realty é especialista em proporcionar eficiência com a elevada qualidade que a sua operação exige. Acesse para saber mais.