Criar um planejamento logístico é uma das maneiras de otimizar a sua operação. Todas as empresas, por mais competentes que sejam e independentemente da área de atuação, estão sujeitas a problemas e falhas. Ainda que todas as companhias se esforcem para evitar que isso aconteça, eventualmente, um consumidor pode se frustrar em decorrência de uma má experiência de entrega.
Reduzir perdas e minimizar riscos se torna o melhor caminho para evitar que problemas maiores ocorram. Um planejamento logístico é uma maneira de antecipar demandas e resolver proativamente os problemas futuros.
A seguir, você lerá sobre:
O que é planejamento logístico?
Um planejamento logístico envolve a identificação, preparação e definição de soluções para possíveis problemas que envolvam o transporte e armazenamento de produtos.
A premissa do planejamento logístico é a elaboração de estratégias e ações a fim de evitar ou minimizar eventuais problemas que possam acontecer. A ideia é que os gestores não esperem que os problemas ocorram para somente então pensar em uma decisão.
Qual a importância do planejamento logístico?
Quando algumas das principais falhas da cadeia de suprimentos estão previstas em um planejamento, torna-se mais fácil tomar decisões rápidas e assertivas, evitando que os danos se tornem ainda maiores.
Esse cuidado deve ser aplicado a qualquer tipo de negócio, mas no setor logístico em especial — que está sujeito a inúmeros imprevistos — estratégias de contenção de danos devem ser prioridade.
Como fazer um planejamento logístico?
O planejamento logístico é único para cada empresa e deve ser feito pensando no fluxo de produtos, cadeias de suprimentos e armazenagem.
Cumprir prazos de transporte e entregar a mercadoria em perfeitas condições continua sendo a premissa básica de um sistema logístico. Entretanto, por inúmeros fatores, as coisas podem não sair como o esperado.
Além de investir em controle de qualidade, mitigar erros e reduzir perdas é o passo seguinte. É sobre essa lógica que um planejamento logístico deve ser criado.
Quais são as etapas do planejamento logístico?
Considerado uma ação proativa, o planejamento logístico deve ser criado com base em informações e dados da empresa. Há algumas etapas que podem auxiliar na criação do plano da sua empresa.
1. Definição dos objetivos
A definição de objetivos para a logística da sua empresa deve ser realizada para que seja possível definir um plano de ação.
Essa etapa inclui metas como a diminuição de gastos com o armazenamento de produtos, aplicação de uma logística verde na empresa, diminuição de etapas dos processos de devolução e outras.
2. Mapeamento de processos
O mapeamento de problemas na gestão da cadeia de suprimentos é o primeiro passo para entender quais são os problemas que podem surgir. Para isso, é preciso conhecer as suas operações, encontrar os gargalos e pontos críticos, e desenvolver soluções para ganhar tempo.
3. Definição de estratégias
A definição de estratégias deve diferir conforme os problemas que precisam ser solucionados na sua empresa. Em geral, a criação de um FAQ de resolução de problemas deve auxiliar para a centralização de soluções.
Empresas logísticas que investem em tecnologia, como ferramentas de automação de registros e rastreio de encomendas, têm melhores condições de se antecipar aos problemas.
Além disso, depósitos bem estruturados e localizados, como os condomínios logísticos, podem ser um facilitador na ponta final da entrega.
Para empresas que possuem problemas com o atraso nas entregas, é preciso realizar mudanças na cadeia de suprimentos e ajustar as expectativas do cliente. Se uma entrega atrasar um dia, crie mecanismos para informar o cliente, via e-mail ou mensagem de texto, de forma automática, é uma maneira de contornar uma possível reclamação.
Essa não pode se tornar uma regra, mas exceções terão menos impacto sobre a percepção dos clientes quando possíveis problemas são notificados a tempo.
Procure novas soluções para otimizar a logística da sua empresa
A sua empresa já mapeou os problemas logísticos mais recorrentes e elencou ações no planejamento logístico para evitar que falhas como essas saiam do controle? Uma forma de otimizar a sua operação e diminuir custos é o gerenciamento de mercadorias de acordo com as leis tributárias, através do que é chamado de logística tributária.