Quer entender o que é picking e como esta estratégia pode impactar positivamente a sua operação? O sistema de picking refere-se a uma das principais etapas do processo de logística e erros durante esse estágio podem afetar a experiência do cliente final.
Há modelos que podem se adaptar às necessidades de cada operação para que empresas consigam aplicar essa estratégia em seu armazém logístico. Por isso, entender o que é picking e escolher o modelo ideal para a sua empresa pode otimizar a satisfação do cliente e melhorar a produtividade dos colaboradores.
A seguir, você encontrará mais informações sobre o assunto ao ler sobre:
- O que é picking?
- Quais são os modelos de picking para aplicar?
- Qual a diferença entre picking e packing?
- Benefícios de aplicar essa estratégia logística
O que é picking?
Picking é o processo de coleta e separação de itens em um depósito ou armazém para atender ao pedido do cliente. Após a realização do pedido, um profissional responsável deve procurar pelo produto no armazém.
Depois de encontrá-lo, esse objeto é selecionado, direcionado para a área de embalagens – área responsável pelo processo de packing – e direcionado para o transporte.
Para que a etapa de picking funcione de forma adequada, é preciso estabelecer estratégias de gestão e manutenção de estoque para garantir a organização dos produtos, como um sistema de rastreabilidade interna
Quais são os modelos de picking para aplicar?
Por conta dos diferentes tipos de armazenagem disponíveis e o volume de operações de cada empresa, há mais de uma técnica de picking que podem ser utilizadas.
Dessa forma, é possível selecionar qual técnica funciona de forma mais eficiente, de acordo com as necessidades de funcionamento de uma operação.
Entre os modelos que podem ser aplicados estão os picking de:
- zona: a divisão do armazém é feita por zona para que cada operador fique responsável por uma parte do pedido. Após a coleta dos itens de cada zona, o pedido é reunido e finalizado;
- discreto: aqui, o operador trata de cada ordem separadamente, com foco apenas nos itens de um pedido antes de seguir para o próximo. Esse picking auxilia com a precisão e é indicado para empresas com pedidos complexos;
- lote: o operador deve esperar a realização de diversos pedidos antes de iniciar a coleta de todos os itens de uma só vez.
- onda: o operador é responsável por coletar os itens de um pedido por vez, sendo feita em todas as zonas ao mesmo tempo. Após a coleta, o operador separa os itens para formar os pedidos individualmente.
Qual a diferença entre picking e packing?
O picking é o processo de separação dos produtos de um pedido realizado pelo cliente. O packing é o processo de embalar a mercadoria para que o pedido seja enviado.
No packing, os operadores responsáveis devem organizar os produtos para que sejam enviados de forma segura para o cliente.
Benefícios de aplicar o picking na logística
O picking é uma estratégia que pode ser utilizada para gerar eficiência durante o processo logístico e otimizar os processos internos. Após entender sobre quais são os modelos de picking que podem ser utilizados, é preciso
Implementar estratégias de picking oferece benefícios como:
- maior produtividade: a seleção de um processo de picking ideal para a sua operação otimiza a produtividade, diminuindo o tempo e esforço gasto pelos operadores;
- definição de processos: decidir quais são os processos da operação é essencial para conseguir evitar padrões que podem ocasionar problemas com pedidos;
- melhoria da gestão de estoque: permite o controle organizado dos produtos em estoque, auxiliando na retirada de itens pelos operadores;
- redução de erros: um processo de picking adequado, de acordo com as necessidades da empresa, garante a redução de erros, como a seleção de itens errados para os pedidos;
- melhoria na satisfação dos clientes: a técnica de picking garante a redução do envio de produtos errados, aumentando a satisfação do cliente final e diminuindo custos adicionais, como a devolução de pedidos.
Conheça novas soluções de armazenamento para a sua operação
Para que o processo de picking seja bem sucedido é preciso que soluções de alta eficiência sejam aplicadas no armazenamento de produtos. A estratégia push back, seguindo a metodologia LIFO (last in, first out), prioriza a remoção das mercadorias mais recentemente armazenadas.
Acesse o blog da Capital Realty e conheça mais sobre como utilizar a metodologia push back para entender se essa é a forma de armazenamento ideal para a sua empresa.