Contato Comercial
+ 55 41 2169-6868

Entenda o que é packing e qual a importância para a sua empresa

por Capital Realty | 10/01/2024 | Blog, Logística


Com os hábitos de consumo cada vez mais acelerados, entender o que é packing e a sua importância para as operações de uma empresa é fundamental para manter o bom funcionamento da operação logística do seu e-commerce. 

Ao entender profundamente esse conceito e integrar estratégias que aliam o packing ao picking, sua operação se tornará mais otimizada, elevando a satisfação dos clientes.

A seguir, você lerá mais sobre:


O que é packing?


Feita a coleta dos produtos – durante a etapa chamada de picking –, o packing, é o momento de embalar a encomenda que saiu do estoque e prepará-la para que seja enviada ao consumidor final.

Essa etapa envolve a conferência do produto e a definição de qual embalagem será utilizada para enviar o pedido, de forma que chegue até o consumidor final em perfeito estado.

Por ser uma etapa que complementa o picking, recomenda-se que o trabalho de packing seja executado e organizado o mais próximo possível do local onde foi realizado o picking.

Além de economizar custos com transporte e tempo, manter a proximidade entre essas duas etapas evitará transitar com o produto sem ainda estar devidamente embalado.

É importante considerar as embalagens de acordo com o volume real dos produtos, evitando assim desperdícios e divergências com o valor cotado no frete. É nesse momento também que as operações têm oportunidade de encantar o cliente com uma embalagem personalizada, brindes e outras opções para criar uma boa experiência de compra.



Tipos de packing


Uma embalagem bem executada que irá garantir a preservação, a qualidade e a segurança do produto. Por isso, é importante levar em consideração os diferentes critérios de tipos de packing para garantir a satisfação do cliente na entrega.

Entre os tipos de packing estão:

  • enchimento: garante uma embalagem maior do que o item, de forma que necessite preencher o espaço restante com materiais de proteção. Normalmente, é utilizado para itens com alto valor agregado e frágeis;
  • calçamento: consiste em amparar um produto com o auxílio de outras caixas ou embalagens menores, a fim de aproveitar os espaços e proteger os itens da movimentação no transporte;
  • envolvimento: usado em envios que necessitam de maior cuidado pela valorização ou fragilidade do objeto. O envolvimento corresponde a uma proteção extra, com materiais leves de proteção ou plástico bolha;
  • revestimentos: a encomenda recebe um revestimento extra para envolver, imobilizar e proteger o produto. É utilizado por indústrias atacadistas, por ser capaz de conservar um grande volume de carga.

Qual a importância do processo de packing?


A integração do processo de picking e packing nas estratégias logísticas reflete significativamente em processos mais ágeis e eficientes de uma operação. Isso significa prevenção de perdas, danos e garantia de qualidade, resultando em uma boa experiência de compra e fidelização de clientes. 


Qual a diferença entre picking e packing?


Picking é a etapa responsável pela a retirada da encomenda do estoque do armazém logístico para enviar para a etapa seguinte, o packing. O processo inicial irá influenciar a integridade do produto nas etapas seguintes. 

Para que essa etapa funcione de forma adequada, a operação logística pode contar com o auxílio de algumas ferramentas, para otimizar tempo, aumentar a produtividade e agilizar o processo de entrega, como leitores de código de barras e maquinários, além de um sistema de rastreabilidade interna.



Conheça novas metodologias para aplicar na logística da sua empresa

Após a finalização do processo de packing, chegou a hora de realizar a entrega do produto. Sistemas e ferramentas para a gestão de atividades relacionadas ao transporte de mercadorias auxiliam empresas a aplicar melhorias constantes nos seus processos. 

O sistema TMS é uma ferramenta ideal para tornar a empresa mais competitiva e otimizar o transporte de mercadorias. No blog da Capital Realty, você pode conhecer quais são os atributos deste tipo de tecnologia e se ela pode beneficiar a sua operação.


Capital Realty

Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.