Contato Comercial
+ 55 41 2169-6868

Como fidelizar um cliente: 5 ações para aplicar

por Capital Realty | 05/03/2024 | Blog, Soluções


Está em busca de novas maneiras de como fidelizar um cliente? Essa estratégia faz com que seja possível prosperar em um mercado competitivo, garantindo o crescimento sustentável da sua empresa. 

Continue a leitura e descubra quais são as melhores práticas que você deve utilizar para conquistar a fidelização dos seus consumidores.




O que é fidelização do cliente?


A fidelização é uma estratégia utilizada para que uma empresa consiga manter vínculos duradouros com seus clientes. Manter um bom relacionamento com pessoas que já compraram no seu negócio é uma das principais maneiras de garantir o sucesso a longo prazo.

Para ser bem sucedida, essa prática deve considerar todos os aspectos relacionados à experiência de compra. Por isso, é essencial cumprir expectativas, manter uma boa comunicação e confirmar a qualidade dos seus produtos.


5 dicas para fidelizar clientes


O processo de fidelização deve ser realizado com um planejamento estratégico, formulado com objetivos claros e que garantam um retorno eficiente. 

Confira abaixo!


1. Ofereça serviços e produtos de qualidade


Pensar estrategicamente é fundamental para conseguir a satisfação do cliente. Deve-se fazer o possível para melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços constantemente. 

Considere também quais são as expectativas do público. Ao receber um produto que atende ou supera as suas necessidades, o cliente se sente valorizado e cria uma sensação de confiança com a marca.

Consumidores satisfeitos tendem a retornar a fazer negócio com a empresa, sendo mais propensos a se tornarem fiéis a longo prazo.


2. Relacione-se durante o pós-compra


Manter um canal de comunicação para o pós-compra é uma maneira de entender como foi a experiência de compra com a sua marca. A solicitação de feedbacks é uma maneira de obter essas informações, além de demonstrar que o seu negócio está aberto a melhorias.

Com isso, o pós-compra tornou-se uma oportunidade para consolidar a confiança entre a empresa e o consumidor. Esse cuidado reforça a percepção positiva da marca, criando uma conexão com o comprador.


3. Mantenha-os informados


Para conseguir fidelizar clientes, é preciso manter um relacionamento direto por canais de comunicação eficientes. Dessa forma, será possível manter uma relação próxima para mantê-los engajados.

Algumas maneiras de manter a proximidade é por meio de redes sociais, e-mails, eventos e workshops.


4. Cuide de processos internos


Manter processos internos alinhados é essencial para garantir a fidelização de um cliente. Os elementos mais importantes da jornada do cliente durante a compra são etapas como:

  • atendimento ao cliente;
  • processos de compras simples e descomplicados;
  • disponibilização de informações sobre os produtos;
  • tempo de produção e entrega no prazo estabelecido.

5. Resolva problemas rapidamente


Em caso de problemas ou reclamações, todos os processos devem ser realizados com cuidado e rapidamente. A forma com que esses feedbacks são recebidos gera um impacto significativo na percepção que o consumidor terá sobre a compra.

Ao implementar a solução adequada, o cliente sente apreciação e está disposto a retornar para fazer negócio com a sua empresa.


Como fidelizar clientes através da logística?


Um processo de logística eficiente também é uma estratégia para o retorno de fregueses. Ela não se limita apenas à entrega dentro do prazo, mas também a uma série de fatores relacionados à experiência de entrega.

Um ponto muito importante é manter o cliente informado sobre todas as fases que envolvem o processo de compra. Antes de fechar um contrato com uma transportadora, verifique as opções de código de rastreio, prazo de entrega e atendimento para possíveis dúvidas que possam surgir durante o trajeto. 


O que é planejamento logístico e como criar o seu


Para ter uma logística eficiente e cumprir as expectativas do seu cliente, é preciso identificar impasses que podem atrapalhar a relação com o seu consumidor. Por isso, a criação de um planejamento logístico é uma tática que envolve a definição de soluções para possíveis problemas de transporte e armazenagem.

Acesse o blog da Capital Realty para entender como criar o seu.


Capital Realty

Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.