Contato Comercial
+ 55 41 2169-6868

Processo de logística: entenda o que é e quais as principais etapas

por Capital Realty | 25/02/2024 | Blog, Logística


A eficiência operacional é fundamental para garantir a competitividade de qualquer empresa. Por isso, o processo de logística desempenha um papel crucial na distribuição de produtos e serviços.

Essas metodologias devem ser adequadas a cada operação, para assegurar a gestão apropriada. É Importante conhecer os fundamentos de todas as etapas, para conseguir realizar análises estratégicas e aplicar modelos eficazes.

Neste artigo, você encontrará:


O que é um processo de logística?


Um processo de logística se refere ao gerenciamento de todas as atividades relacionadas ao fluxo de produtos de um ponto de origem ao seu destino. A estruturação dessa metodologia deve ser realizada para atender as necessidades dos clientes e garantir a entrega de produtos e mercadorias de forma satisfatória.

Um processo de logística deve considerar fatores como os tipos a serem utilizados, e envolve o planejamento e execução de etapas como transporte, armazenagem e embalagem.



Quais são as etapas do processo de logística?


Definir as etapas que serão utilizadas no seu negócio é essencial para assegurar a organização e eficiência da operação. Em geral, há oito principais passos do processo de logística que podem ser aplicados, como: 

  • planejamento logístico: definição de objetivos e estratégias para essa parte da operação;
  • aquisição de matéria: compra de produtos necessários para a produção e distribuição da mercadoria;
  • armazenagem: preparação do espaço para o armazenamento de mercadorias, utilizando técnicas como o FIFO, por exemplo;
  • picking e packing: separação e preparação da mercadoria para que ela seja enviada para o cliente;
  • transporte e distribuição: movimentação da mercadoria do espaço de armazenamento para chegar ao seu destino;
  • gestão de inventário: gerenciamento do estoque para garantir que há a quantidade de mercadorias e materiais necessários para o funcionamento contínuo da operação;
  • logística reversa: cuidado com o retorno de mercadoria de produtos para a cadeia, seja para reciclagem ou devolução.

Vantagens dos processos de logística eficiente


A implementação de metodologias de logística em uma cadeia de suprimentos é uma das estratégias aplicadas em empresas que estão em busca de eficiência operacional.

Entre as principais vantagens da implementação estão:

  • redução de custos com a otimização de transportes e armazenagem, diminuindo os prazos de entrega ao aumentar a produtividade da gestão da cadeia de suprimentos;
  • melhoria da satisfação do cliente, com entregas que cumprem prazos estabelecidos e que podem resultar em uma maior fidelidade de compras no futuro;
  • redução de desperdícios e aumento da sustentabilidade ao otimizar rotas de transporte, implementação de práticas ecologicamente corretas e com a criação de um ambiente mais saudável na empresa.

Entenda o que é centro logístico e como funciona


Ao compreender os princípios fundamentais dos processos logísticos e suas etapas, as empresas podem aprimorar suas operações, otimizando o fluxo de produtos e serviços. Assim, é possível implementar soluções eficazes, que trazem benefícios como a redução de custos e a promoção da sustentabilidade.

Uma das principais soluções para otimizar as suas operações são centros logísticos, espaços usados para a concentração da maior parte dos processos. Continue a leitura no blog da Capital Realty para conhecer mais sobre as vantagens desses locais.


Capital Realty

Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.