Contato Comercial
+ 55 41 2169-6868

5 benefícios em aplicar a previsão de demanda no seu estoque

por Capital Realty | 23/09/2021 | Blog, Soluções

Comandar uma empresa não é uma tarefa fácil, são inúmeras atividades a serem realizadas, muitas vezes em um curto período de tempo, o que pode gerar uma sobrecarga de demandas em todos os setores. Mas com uma gestão empresarial feita da forma correta é possível evitar possíveis erros e prejuízos, garantindo a expansão e sucesso dos seus negócios.

Nesse contexto é indispensável atenção a todos os detalhes como processos produtivos, prazos, controle financeiro e orçamentário, desempenho da equipe, análise de resultados por meio de relatórios, projeções e objetivos para o futuro, relação com os clientes, entre outros, para que você possa otimizar o tempo e ter uma rotina de produção organizada.

A integração entre estes diversos setores da empresa é o que garante a gestão eficiente, permitindo que os gestores tenham uma visão geral do negócio e consigam apontar quais os melhores caminhos e estratégias a seguir para manter a qualidade da prestação dos serviços oferecidos, bem como a longevidade do negócio.

A previsão de demanda aplicada ao estoque é um dos fatores essenciais para que se consiga realizar uma boa administração de negócio, completa e assertiva. Você sabe o que é e como funciona? A gente te explica.

O que é a previsão de demanda?

Para que a logística de uma empresa funcione bem, aplicar a previsão de demanda é muito importante. Trata-se de uma estratégia utilizada para analisar e prever o estoque, controlando informações como produtos em excesso ou em falta, visto que tais questões afetam diretamente a produtividade e rotina de qualquer negócio. A previsão é realizada com base em uma série de dados e análises feitas pelo profissional responsável por esta área.

É considerada uma das principais bases do planejamento estratégico das áreas de produção, vendas e finanças de uma empresa, pois as estimativas geradas a partir da previsão de vendas permitem direcionar e criar ações mais efetivas para seu negócio, evitando falhas e contratempos que podem impactar de forma negativa os procedimentos internos da empresa, além da relação com os clientes e parceiros.

Como a previsão de demanda auxilia a gestão de estoque?

A gestão de estoque é uma área muito importante de uma empresa, pois garante que o estoque esteja sempre atualizado, contribui para a redução de prejuízos financeiros, perdas e deterioração de produto, permitindo controlar entradas e saídas, entre outros detalhes.

Excesso ou falta de estoque pode ser um grande problema, nesse sentido, a previsão de demandas é uma das etapas principais para uma boa gestão de estoque, colaborando para a melhor administração da cadeia de produção e distribuição com mais eficiência e organização, pois através dela o gestor consegue identificar produtos e quantidades solicitadas pelos clientes, entendendo suas necessidades particulares para conseguir atendê-los de maneira satisfatória dentro do prazo ideal estipulado.

Como fazer a previsão de demanda?

É preciso empregar determinadas ações de abordagens qualitativas e quantitativas para se obter uma boa previsão de demanda. Cada empresa e tipo de negócio requer operações diferentes. Por isso é preciso estar atento a quais procedimentos se adequam melhor em cada situação.

O primeiro passo é definir seus objetivos, colocar as metas que deseja alcançar, pois isso irá guiar suas decisões, além de estabelecer prazos para desenvolver cada processo. Outro fator importante é estar aberto para possíveis mudanças: se os procedimentos que utiliza já não surtem o efeito esperado é hora de mudar. Não ignore a análise dos dados, eles são essenciais para que se deliberem as próximas estratégias.

Teste métodos e opte pelo que te traga melhor custo-benefício. Existem alguns métodos para fazer previsão de demandas. Olha só!

 Qualitativos

  1. Método Delphi

  2. Pesquisa de Clientes

  3. Simulação

  4. Pesquisa de Vendas

  5. Júri de Executivos

 Métodos Quantitativos

  1. Médias Móveis

  2. Regressão Simples

  3. Regressão Múltipla

  4. ARIMAX

  5. Suavização exponencial

  6. ARIMA

Quais os benefícios em aplicar a previsão de demanda?

Além do que já citamos nos tópicos anteriores, os benefícios de aplicar a previsão de demanda no estoque da sua empresa são inúmeros. Conheça abaixo 5 deles!

1. Diminui as ineficiências

Você consegue determinar a quantidade de matéria-prima que precisa ser comprada, quantidade de produtos que devem ser produzidos para atender as demandas dos seus clientes e parceiros, a média de produtos a serem entregues, além de diversas outras informações essenciais para evitar falhas e prejuízos.

2. Determina como vai ocorrer o processo de operação e produção

Analisando e prevendo as informações de estoque como excesso ou falta de produtos e matérias-primas é possível desenvolver métodos de operação e produção mais eficientes para as necessidades do seu negócio.

3. Permite melhor gestão do orçamento

A gestão financeira ajuda a melhorar os resultados apresentados e a visualizar a atual situação orçamentária da empresa, reduzindo custos desnecessários e investindo no que realmente traz retornos positivos.

4. Gera previsões de vendas mais seguras

Se você consegue entender as necessidades dos seus clientes, consequentemente irá produzir a quantidade correta de produtos para atender tais demandas, sem gerar excessos ou faltas que prejudiquem o desenvolvimento do negócio e a relação com seus clientes.

5. Melhora a gestão estratégica da empresa

Visão estratégica associada a uma eficiente administração de negócios é uma das chaves do sucesso para qualquer empresa, pois contribui para alcançar as metas estipuladas e gerenciar os planos de ações.

Invista em capacitações!

Você com certeza já ouviu falar na frase “conhecimento nunca é demais”, e isso é a mais pura verdade. Ter uma equipe capacitada e conhecedora de todos os processos é fundamental para garantir a excelência das tarefas executadas.

Não enxergue como um gasto a mais, pois apostar em capacitações é sinônimo de investir no sucesso da sua empresa, considerando que novas e mais avançadas técnicas e estratégias de gestão surgem todos os dias. É preciso manter-se atualizado com os avanços e tendências do mercado.

Ainda tem dúvidas? A Capital Realty está aqui para te ajudar. Atuamos há mais de 20 anos no mercado de infraestrutura logística, sendo uma das maiores referências no mercado de terceirização imobiliária de armazéns logísticos no sul do Brasil, oferecendo um serviço eficiente e de qualidade. Entre em contato conosco para saber mais informações.

Capital Realty

Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.