Contato Comercial
+ 55 41 2169-6868

Carga fracionada: como garantir uma boa entrega para o consumidor final?

por Capital Realty | 15/09/2022 | Blog, Logística

Carga fracionada é mais uma das soluções inteligentes utilizadas na operação logística, seja para tornar os processos mais estratégicos para o modelo de carga transportada ou para ampliar os lucros de uma operação. 

Neste artigo, vamos te apresentar todos os detalhes sobre carga fracionada.

 

O que é carga fracionada?

A modalidade de carga fracionada em uma operação acontece quando a transportadora divide o veículo para atender mais de um embarcador, ou seja, o transporte da carga é feito por meio de um sistema de frete compartilhado. 

Em geral, essa categoria de transporte pode ser interessante para operações que despacham com frequência menores quantidades de mercadoria. Optando pela carga fracionada evitam-se custos desnecessários e espaço livre no caminhão, além de pagar um valor justo por peso da mercadoria de acordo com a distância percorrida.

 

Conheça uma infraestrutura completa para armazenar a carga da sua operação.

O que é carga completa? 

Já na modalidade de carga completa ou dedicada, o transporte de mercadorias é feito de forma exclusiva para determinado cliente. Essa é uma solução indicada para operações que geram grandes volumes de encomenda, com carga suficiente para preencher um caminhão exclusivo, assim a operação se responsabiliza pelo custo total do frete.

 

Quais as diferenças entre carga fracionada e carga completa?

Como mencionado anteriormente, as modalidades se diferem de acordo com a necessidade da carga transportada, seja pelo volume de encomenda e/ou trajeto percorrido. Como cada uma dessas modalidades atendem necessidades distintas, vale a operação logística entender qual a melhor solução para atender a estratégia do negócio. Entre as principais diferenças, estão:

 

 1 – Rota

Cobertura geográfica é um ponto a ser observado na hora de planejar a rota, por exemplo, se na estratégia escolhida a encomenda transportada precisará sair do ponto de origem diretamente para o destino, cabe um planejamento de rota para identificar os pontos de atendimento e paradas, para só depois avaliar se a carga da operação poderá ser transportada de maneira exclusiva ou compartilhada.

 

2 – Custo de transporte

A variação de custos dependerá muito do perfil de encomenda despachada, mas de maneira geral, a carga completa é uma solução que oferece maior custo benefício quando o transporte é feito para grandes volumes de carga. Já na modalidade fracionada, há redução de custos interessante somente para operações que transportam poucos itens.

 

3 – Segurança

Quando comparado os dois tipos de frete, o transporte compartilhado exige uma atenção extra no quesito supervisionamento e controle, pois, a carga pode passar por várias etapas e manuseio até chegar na entrega para o consumidor final.  

 

4 – Tempo

O transporte logístico feito por meio da carga completa pode ganhar em agilidade, pois normalmente tem um prazo estabelecido estrategicamente, desde a separação do pedido, transporte e entrega final. Já na modalidade carga fracionado podem acontecer da encomenda passar por mais etapas e destinos até que seja concluída.

 

Transporte de carga fracionada na operação

Um bom planejamento logístico deve considerar todas as variáveis envolvidas na estratégia da operação logística, desde a escolha do transporte até a armazenagem da carga. E nisso a Capital Realty é especialista, com condomínios logísticos que oferecem infraestrutura completa para proporcionar eficiência e conforto com a elevada qualidade que a sua operação exige.

Leia também: 10 dicas de como garantir entregas no prazo e conquistar o cliente

Capital Realty

Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.