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Planejamento de Distribuição Logística (DRP): entenda como funciona

por Capital Realty | 25/04/2024 | Blog, Gestão


Para que uma empresa mantenha sua vantagem competitiva no mercado, é crucial que sua cadeia de suprimentos seja gerida com eficiência. Neste sentido, o Planejamento de Requerimentos de Distribuição (DRP) é destaque como uma estratégia eficaz, garantindo a disponibilidade oportuna de produtos e atendendo às demandas dos clientes de forma eficiente.

A seguir, exploramos os detalhes sobre essa estratégia de negócio. No artigo, você lerá sobre:


O que é DRP?


A sigla DRP significa Distribution Requirements Planning — em inglês —, sendo traduzida como Planejamento dos Requerimentos de Distribuição. Essa metodologia consiste no fornecimento de produtos do centro de distribuição para as empresas conforme a demanda.

Muito utilizada no setor de varejo e na indústria, essa técnica envolve analisar as necessidades de distribuição e a capacidade de armazenamento e transporte, garantindo assim uma cadeia de suprimentos fluida e eficaz.

O DRP é essencial para regular a reserva de produtos em uma loja, fazendo com que não sejam desperdiçados ou não estejam à disposição quando solicitados pelos clientes.


Qual é a função do DRP?


A função principal do DRP é garantir que a demanda dos clientes seja atendida de forma eficiente, evitando tanto a falta quanto o excesso de estoque. 

Esse modelo é realizado através da análise e planejamento das necessidades de distribuição de mercadoria, considerando fatores como a procura de itens, capacidade de armazenamento, de transporte e prazos de entrega.


Quais os benefícios do DRP?


O DRP desempenha um papel fundamental para que a gestão da cadeia de suprimentos seja adequada, fluida e eficaz. Alguns dos benefícios desta estratégia incluem:


  • atendimento eficiente: assegura que os produtos certos estejam disponíveis, reduzindo o risco de escassez no momento da compra;
  • redução de custos: minimiza os custos associados a reserva excessiva, facilitando a administração dos produtos à disposição;
  • redução de obsolescência de estoque: reduz perdas associadas ao excesso de produtos, principalmente no setor alimentício;
  • maior satisfação do cliente: contribui para a experiência positiva do cliente no ponto de venda, evitando a falta de mercadorias disponíveis;
  • otimização da cadeia de suprimentos: melhoria na coordenação deste processo, resultando em uma administração mais eficiente e menores tempos de ciclo.

Como fazer um DRP?


A implementação de um DRP na sua empresa deve seguir os seguintes passos para que seja feita eficientemente:


  • analise a demanda dos clientes conforme o histórico de vendas, como sazonalidade e promoções;
  • determine quais são os recursos necessários para realizar a coordenação adequada e reposição de produtos quando necessário;
  • entenda qual o seu estoque atual e qual a capacidade de armazenamento disponível. Com isso, estime a quantidade de itens que precisa ser mantida em reserva com base na procura prevista;
  • implemente um sistema de controle de estoque para acompanhar a mercadoria em reserva;
  • faça o monitoramento e realize ajustes, comparando a previsão de demandas com os resultados obtidos.


SKU: entenda como otimizar a gestão do seu estoque


Integrar mais de uma estratégia de gestão possibilita uma visão mais detalhada do seu negócio. Por isso, para que o Planejamento dos Requerimentos de Distribuição (DRP) funcione adequadamente, considere aplicar outras metodologias de gerenciamento. 

O SKU, Stock Keeping Unit — Unidade de Manutenção de Estoque, em português — atua como um controle para otimizar a gestão e organização de produtos, facilitando a identificação de possíveis excessos.


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A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.