Contato Comercial
+ 55 41 2169-6868

Entenda as vantagens de usar energia sustentável na sua empresa

por Capital Realty | 15/02/2024 | Blog, Sustentabilidade


O uso de fontes de energia sustentável é uma prática em crescimento no cenário empresarial. Considerada uma das principais alternativas para que empresas contribuam com a preservação ambiental, esse modelo é uma estratégia para o desenvolvimento de negócios inteligentes.

Este artigo destaca os principais tópicos sobre o uso de matrizes sustentáveis para que diferentes operações obtenham objetivos tangíveis na sua operação.

A seguir, você lerá mais sobre:


O que é energia sustentável?


A energia sustentável é aquela gerada a partir de fontes renováveis. Esse modelo surge como uma alternativa para reduzir a emissão de gases poluentes, resultantes do uso de combustíveis fósseis, contribuindo para a prevenção de recursos naturais.



A aplicação desse modelo é essencial para o desenvolvimento sustentável. Para as empresas, esse modelo contribui para a redução da dependência de origens não renováveis.


Quais são as vantagens da energia sustentável?


As vantagens abrangem benefícios para o meio corporativo, assim como para sociedade e o meio ambiente. Entre os principais benefícios estão:


  • preservação de recursos naturais: o uso desse modelo energético minimiza os impactos ambientais, promovendo a prevenção dos recursos naturais do planeta;
  • redução de emissões de gases poluentes: a substituição do uso de combustíveis fósseis contribui para a redução de gases poluentes;
  • mais economia: as fontes renováveis possuem um custo mais econômico, reduzindo os custos das contas elétricas para grandes empresas;
  • valorização da propriedade: imóveis e espaços corporativos equipados com sistemas de origem sustentável tendem a apresentar maior valorização no mercado.

Quais são as fontes de energia sustentável?


Essas fontes são inesgotáveis, não dependendo de recursos finitos. Entre as principais estão as energias solar, hidrelétrica, eólica, oceânica, biomassa e geotérmica.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), as energias sustentáveis mais utilizadas no Brasil são:

  • energia solar (luz do sol);
  • energia hídrica (força das águas);
  •  eólica (força dos ventos).

Já as energias sustentáveis menos utilizadas no país são:

  • oceânica (movimento das ondas e marés);
  • biomassa (derivados orgânicos);
  • geotérmica (calor natural da Terra).

Contudo, mesmo essas são opções viáveis e com grande potencial energético.


Qual a importância da energia sustentável?


O uso de fontes sustentáveis está ligado à diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Elas apresentam menor difusão de carbono, contribuindo assim para a redução das mudanças climáticas.

Esse benefício também está relacionado à proteção de recursos naturais não renováveis, como petróleo e gás natural, com foco em desenvolvimento sustentável. Investir nesse setor diminui a dependência da produção derivada desses combustíveis fósseis, otimizando a diversificação da matriz energética.


Uso de energia sustentável para empresas


O uso de energias renováveis é um dos indicadores ESG, diretrizes adotadas por empresas em relação ao meio ambiente, questões sociais e governança.

Práticas como essa são essenciais para diminuir as consequências ambientais de organizações, reduzindo problemas como poluição do ar e da água, assim como a sua pegada ambiental — medida do impacto causado por uma pessoa ou organização — e emissões de carbono.

Além disso, implementar atributos relacionados à sustentabilidade em uma operação gera benefícios como a redução de custos de produção e valorização da imagem da marca.


Aplique mais soluções sustentáveis na sua operação


Apesar do uso de matrizes renováveis ser uma das principais formas de otimizar a sustentabilidade de uma empresa, há outras maneiras de reduzir a pegada ambiental. 

Uma das principais áreas de um negócio para aplicar soluções sustentáveis é o setor logístico. Acesse o artigo e entenda quais são os princípios da logística verde e quais são as oportunidades para reduzir os custos operacionais e impactos no meio ambiente.


Capital Realty

Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.