Um pilar de qualquer operação logística, a gestão de transporte é um diferencial competitivo para as empresas. Além de reduzir custos operacionais, é possível notar a melhoria na satisfação do cliente e a otimização da cadeia de suprimentos como um todo.
Por isso, buscar novas estratégias para implementar nesse processo é ideal para manter o seu negócio com o melhor desempenho. Neste artigo, vamos explorar como você pode aperfeiçoar essa área em sua empresa.
- O que é gestão de transporte?
- Como fazer uma gestão de transporte? Dicas para aplicar
- Benefícios da gestão de transportes
O que é gestão de transporte?
A gestão de transporte é essencial para aperfeiçoar a movimentação de bens e pessoas de forma eficiente. Essa área envolve a organização e o controle de etapas que incluem desde a seleção de rotas mais adequadas, o uso apropriado de recursos como veículos e infraestrutura, até a gestão de estoques e prazos.
A eficácia da gestão de transporte em uma empresa melhora a pontualidade em entregas, contribuindo para a satisfação dos clientes. Além disso, essa prática contribui para a sustentabilidade, minimizando o impacto ambiental das operações, pois permite o uso consciente de recursos, reduzindo assim as emissões de gases poluentes.
Como fazer uma gestão de transporte? Dicas para aplicar
A gestão da cadeia de suprimentos é uma tarefa complexa, que envolve desde a obtenção de matéria-prima até a entrega do produto ao cliente. Nesse cenário, entender como realizar a gestão do transporte tornou-se uma parte vital do processo.
Confira, a seguir, as dicas para aplicar no seu negócio.
1. Crie um planejamento estratégico
Analise as rotas atuais, os custos e os prazos de entrega. Utilize dados relevantes da sua empresa para compreender estratégias que podem ser aplicadas.
Entenda qual é o gasto médio em combustível, o ticket médio de fretes e gastos com manutenções. Dessa forma, será possível identificar possíveis oportunidades para a redução de custos.
2. Defina metas
Utilize metas para orientar as ações da equipe e entender se os objetivos definidos estão sendo atingidos. Foque naquelas que terão maior impacto nas operações, como a taxa de satisfação do cliente, custo por quilômetro rodado, tempo médio de entrega, entre outros.
3. Realize a integração de sistemas
A integração de sistemas e tecnologias garante que o transporte se torne mais eficaz. Com isso, a comunicação e o fluxo de informação são otimizados, resultando na facilidade para visualizar informações como status de entregas, localização de veículos e estoque disponível.
O uso da tecnologia nesse sentido permite a automatização de tarefas repetitivas, garantindo mais tempo para atividades estratégicas.
4. Pratique a gestão de combustível
Uma parte crucial da gestão de transporte, o combustível apresenta um dos maiores custos operacionais na logística.
Realize verificações e manutenções preventivas em veículos para que eles funcionem corretamente para evitar problemas que podem levar ao aumento do consumo. Além disso, explore o uso de uma frota de automóveis mais produtivos, como modelos híbridos ou elétricos.
5. Preveja novas rotas de entrega
Tenha rotas planejadas para economizar combustível e reduzir a emissão de gases poluentes. Para isso, analise históricos de entregas para identificar padrões, como horários de pico de tráfego e áreas com atrasos.
Agrupe produtos e mercadorias que estão geograficamente próximos para reduzir a distância percorrida e carregue os veículos de forma consciente para que toda a capacidade seja usada.
Benefícios da gestão de transportes
Em um cenário competitivo, a eficácia na gestão de transportes apresenta benefícios que podem ser considerados diferenciais. Assim, uma empresa consegue se adaptar ao mercado e assumir uma posição de destaque ao oferecer serviços produtivos.
Os principais benefícios de uma gestão de transportes são:
- sustentabilidade ambiental: ao selecionar rotas inteligentes, a empresa reduz as emissões de carbono e outros gases poluentes, contribuindo para a redução do impacto ambiental das operações;
- eficiência operacional: essa estratégia consiste no planejamento de itinerários que consideram variáveis como tráfego e condições climáticas. Com isso, é possível maximizar a capacidade de veículos, prezar pelo bem-estar dos motoristas e aumentar a produtividade;
- redução de custos: ao otimizar rotas, a empresa obtém economia substancial em combustível, manutenção de veículos e outros custos logísticos, maximizando eficiência dos recursos utilizados;
- pontualidade em entregas: o planejamento estratégico e cronograma de rotas eficaz apresenta um serviço mais confiável aos clientes. Isso fortalece a relação de fidelidade com a empresa, pois os produtos são entregues dentro do prazo.
Como fidelizar um cliente? 5 ações para aplicar
O processo de otimização da gestão de transporte gera um resultado importante para as empresas: a fidelização de clientes. Formar vínculos duradouros com clientes que já conhecem o seu negócio é necessário para o sucesso a longo prazo.
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