Contato Comercial
+ 55 41 2169-6868

Entenda o que é sistema de rastreabilidade interna e sua importância

por Capital Realty | 05/09/2023 | Blog, Soluções

 

Em um centro de distribuição, a perda de materiais é um dos grandes problemas a serem resolvidos, já que materiais avariados ou extraviados geram um aumento considerável nos custos. Estabelecer um bom sistema de rastreabilidade é a maneira mais eficaz de reagir diante de problemas que podem ocorrer em uma empresa.

Um sistema de gestão com requisitos de rastreabilidade definidos garante o controle completo de informações e dados em uma operação. Quando projetada corretamente, os elementos rastreáveis servem como base eficaz e eficiente para identificação de documentação, responsabilidades, recursos, processos, produtos e serviços.

A seguir, você lerá sobre: 

O que é um sistema de rastreabilidade? 

 

Um sistema de rastreabilidade interna refere-se ao acompanhamento das mercadorias em um armazém ou na fábrica. Isto abrange desde a lista de materiais (BOM), que compõe o produto, e o equipamento de movimentação utilizado, medidas relacionadas ao manuseio e a produção. 

A rastreabilidade interna é uma estratégia que pode ser usada para otimizar o armazenamento de produtos. A rastreabilidade implica a sincronização de informações entre todos os elos da cadeia de abastecimento. 

Ainda mais, a rastreabilidade interna abrange a trajetória dos produtos através da cadeia produtiva da empresa até sua expedição. O desafio para esse tipo de rastreabilidade é chegar aos detalhes quanto a todos os movimentos e manuseios que sofre o produto.

Como é feita a rastreabilidade?

 

O sistema de rastreabilidade interna sugere a vinculação de identidades de entradas de matéria-prima às de produtos acabados. Quando um material é combinado com outros e depois processado, reconfigurado ou reembalado, o novo produto deve ter seu próprio identificador exclusivo

O vínculo entre o novo produto e as entradas de material original deve ser mantido para rastreabilidade. Para manter um registro contínuo e útil das mercadorias que passam pelo depósito, é necessário implementar um sistema interno de rastreabilidade para monitorar o caminho do produto no armazém.

Para criar um sistema de rastreabilidade é preciso:

  • sincronizar todos os equipamentos e áreas instaladas: deve garantir a comunicação correta dos dados do produto nas diferentes etapas;
  • fornecer procedimentos de descoberta de erros: o plano de rastreabilidade interno deve ter um mecanismo para identificar erros em diferentes operações, localizar os produtos envolvidos e removê-los do processo;
  • conhecimento das normas: a empresa deve basear seu planejamento na legislação atual, tanto em termos de rastreabilidade (ISO 9001 ou ISO 22005), como também naquilo que envolve qualquer um dos elementos que compõem o armazém.

Quais são os benefícios da rastreabilidade?

 

O sistema de rastreabilidade possui um papel fundamental na gestão de um armazém. Com a sua implementação, há benefícios que impactam diretamente na satisfação do cliente final, além de otimizar o gerenciamento de processos internos.

Os benefícios da rastreabilidade são:

  • identificação de oportunidades para melhorias de processos internos;
  • garantia do padrão de qualidade de produtos;
  • capacidade de identificação de processos e materiais de cada produto;
  • otimização do serviço ofertado ao cliente final;
  • facilita o planejamento de reposição de produtos;
  • melhoria na gestão de estoques e matéria-prima de produtos.

Qual a importância do sistema de gerenciamento de armazém?

 

Os sistemas de gerenciamento de depósitos e armazéns, ou WMS, são responsáveis pelo gerenciamento da operação de um armazém. Sua utilização está restrita a decisões totalmente operacionais, tais como definição de rotas de coleta e de endereçamento dos produtos. 

A implementação de um sistema de gerenciamento otimiza o fluxo das mercadorias dentro do armazém, necessário para que a rastreabilidade possa ser realizada. O WMS operacionaliza todas as atividades e seu fluxo de informações dentro do processo de armazenagem. Essas atividades incluem: 

  • recebimento e inspeção;
  • endereçamento do produto;
  • estocagem;
  • separação, carregamento e expedição;
  • emissão de documentos
  • embalagem e inventário.

Um sistema de WMS busca agilizar o fluxo de informações em uma instalação de armazenagem, melhorando sua operacionalidade e promovendo a otimização do processo. Isto é feito pelo gerenciamento eficiente de informação e recursos, permitindo à empresa tirar o máximo proveito dessa atividade. 

Gestão da cadeia de suprimentos: entenda como funciona

 

Está em busca de soluções para melhorar processos internos e otimizar a gestão do seu armazém? A organização da cadeia de suprimentos, também chamada de supply chain, faz com que os fluxos de produtos, bens, serviços e informações sejam realizados de maneira estratégica.

No blog da Capital Realty, você conhece um guia sobre como alcançar a eficiência da sua cadeia de suprimentos e todas as etapas deste processo.

 

Capital Realty

Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.