Contato Comercial
+ 55 41 2169-6868

Sistema TMS: como aprimorar a logística da sua empresa

por Capital Realty | 20/08/2023 | Blog, Logística


É praticamente impossível trabalhar no setor logístico e não recorrer à tecnologia como ferramentas de controle e gestão nos transportes. Sem ela, há aumento nos custos e perde-se tempo com atividades de rotina que poderiam ser automatizadas.

Para as empresas que buscam melhorias constantes, escolher um sistema TMS é essencial.

A ferramenta consegue transformar a atuação de uma companhia no setor. Quando o investimento em tecnologia é acompanhado de investimentos em outros segmentos, a empresa se torna mais competitiva diante de um cenário cada vez mais concorrido.

Conheça mais sobre o sistema TMS e como ele pode otimizar a logística da sua empresa. A seguir, você lerá sobre:

O que é TMS?


Sistema TMS, ou Transportation Management Systemem inglês — pode ser traduzido como Sistema de Gerenciamento de Transportes. Trata-se de um software desenvolvido para a gestão de atividades relacionadas ao transporte, o que inclui:

  • manutenção de frota;
  • seleção do transportador;
  • planejamento da rota de entrega para distribuição de cargas;
  • monitoramento em tempo real da rota de entrega;
  • otimização da capacidade dos veículos;
  • relatórios das entregas;
  • gestão de custos de transporte.

A modernização das metodologias de controle ligadas aos transportes são mais do que uma tendência no setor, mas uma necessidade. O uso de softwares de gestão é um dos aspectos de maior transformação no segmento em termos de eficiência. Por isso, para que empresas se mantenham competitivas, é necessário investir em tecnologia.


Qual a diferença de TMS e WMS?


É comum que os termos TMS e WMS sejam confundidos. Confira a seguir as distinções entre os dois tipos de sistema.



Principais vantagens do sistema TMS para empresas


Uma das principais características das empresas que adotam esse tipo de sistema é o avanço tecnológico e os benefícios que proporcionam para os seus clientes. A implementação de um sistema TMS resulta em:


Redução de custos


Quando se torna possível identificar as etapas do processo logístico, torna-se mais simples entender como cada ação impacta na planilha de custos. Em outras palavras, a partir de um monitoramento mais preciso, a consequência é a redução de custos e a otimização da força de trabalho e rotas.

Essas são características que justificam o investimento inicial. Em médio e longo prazo, a economia percebida impacta diretamente no aumento da lucratividade da empresa.


Melhoria no atendimento ao cliente


O aumento no volume de compras via comércio eletrônico fez com que as demandas do setor logístico crescessem de forma considerável. Os consumidores se tornaram mais exigentes e empresas com maior infraestrutura entraram no mercado, tornando a competição muito mais acirrada.

O sistema TMS possibilita a oferta de rastreio em tempo real para fornecedores ou consumidores finais, sistemas de agendamento de entregas e automação de registros de entrada, saída e movimentação de cargas.


Facilita o planejamento


Quem trabalha com o setor logístico sabe que realizar um planejamento é essencial para se ter sucesso em qualquer operação. Mesmo com todos os cuidados, a logística é um setor que está bastante sujeito a imprevistos, sendo preciso ter planos de ação claros para sair de situações adversas. 

Ao incluir todos os dados de gestão em um sistema de transporte eficiente, os gerentes e diretores passam a ter uma visão mais completa dos cenários, obtendo mais alternativas para tomadas de decisão com maior agilidade e assertividade. Além de minimizar erros, quando eles eventualmente ocorrerem, ficará mais fácil resolvê-los.


Conheça mais soluções de logística 


O sistema TMS é uma ferramenta que transforma a atuação de empresas, otimizando a sua presença logística de diversas maneiras. A implementação de soluções logísticas durante o processo auxilia na melhoria das operações, fazendo com que empresas tornam-se mais eficientes e mais competitivas no setor.

Por isso, é preciso buscar melhorias constantes para o crescimento sustentável e otimizar a sua presença no mercado. Quer conhecer mais soluções para implementar na logística da sua empresa? No blog da Capital Realty, você encontrará mais artigos sobre as principais ferramentas, softwares e sistemas disponíveis no mercado.


Capital Realty

Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.