Contato Comercial
+ 55 41 2169-6868

Tecnologia na logística: saiba como utilizar a seu favor

por Capital Realty | 16/09/2021 | Blog, Tendências

A área de logística é um dos campos de trabalho mais complexos de se administrar, visto que o acúmulo e disposição de informações é grande e quando não é bem organizado pode atrapalhar o andamento do negócio. Mas, com a ajuda da tecnologia, os processos têm se tornado mais fáceis e rápidos, principalmente quando a demanda é alta.

Tecnologia e logística

A logística envolve uma grande quantidade de pessoas para que as coisas fluam como deve ser: de forma rápida, organizada e eficiente. Para melhorar esse fluxo não só de informações como também de produtos, a tecnologia veio para transformar os processos.

Um sistema integrado de software à disposição da gestão, dos colaboradores e das lojas permite que as coisas andem sem atrapalhar ou diminuir o lucro empresarial. A tecnologia na logística veio para facilitar, agilizar e trazer mais precisão para o setor.

Por que aderir a tecnologia na logística?

Em virtude da grande demanda de informações, aliada a necessidade de organização e agilidade no processo das transações, surgiu uma exigência de que as empresas que trabalham e precisam de logística aderissem à tecnologia no dia a dia, pois ela é a chave que faltava para que o andamento dos processos logísticos fluíssem sem transformar o ambiente de trabalho em um verdadeiro caos.

Por conta dessa necessidade, os processos institucionais precisaram evoluir para transformar o cenário logístico das empresas. Em contrapartida, elas conseguiram se adaptar muito bem não só ao mercado, como também às novas formas de consumo e a urgência gerada pelos consumidores de que a mercadoria esteja sempre acessível, de forma impecável e sem atrasos.

A impaciência do consumidor foi diminuída com a agilidade dos softwares em processar dados rapidamente e com isso traçar rotas mais certeiras, bem como realizar a separação de produtos de maneira mais adequada e rápida.

Quais os benefícios da tecnologia para a logística?

A tecnologia na logística veio para somar com o setor, visto que ele ganhou mais agilidade por conta da automatização dos processos, bem como da diminuição de custos por conta das demandas organizadas e traçadas com rotas eficientes. Porém, os benefícios vão além:

  1. Redução de custos e falhas nos processos é uma das vantagens mais visíveis da aderência da tecnologia na logística, pois é natural que o processo manual e humano gere mais falhas do que um processo automatizado. Então, a médio e longo prazo, o procedimento de migração para as máquinas resulta em uma economia financeira para as empresas e uma quantidade menor de erros de produção.
  2. Agilidade nas entregas é outro ponto positivo gerado pela tecnologia no universo da logística, visto que a forma de consumir mudou muito ao longo dos anos e uma das principais características é a urgência de ter o produto em mãos. Por isso a adesão de máquinas e programas que aceleram essa entrega foi importante, pois gera uma maior credibilidade e até segurança para a empresa, pois esse trânsito de produto será fruto de uma rota bem planejada.

Como usar a tecnologia na logística ao seu favor

A quantidade de informações geradas pelo setor de logística é muito grande, por isso, usar a tecnologia faz com que a rotina de tarefas seja mais eficiente. Mas, como usá-la ao seu favor? Veja:

– Rastreie as cargas, dessa forma, com o acompanhamento dos transportes, é mais fácil verificar se a rota está fluindo bem, se teve algum tipo de intercorrência na carga e etc;

– Utilize comunicação fora da empresa, isto é, no processo de viagem e transporte, utilizar uma comunicação externa através de celulares, por exemplo, pode facilitar a troca de informações entre colaboradores e gestores;

– Na redução do tempo do ciclo do produto, pois com a tecnologia bem aplicada na logística é possível reduzir o tempo de produção e de transporte dos materiais, com isso o tempo do ciclo cai também (que é o tempo que o produto leva para ficar pronto);

– Sistema de gestão de estoque é outra área da logística que pode aderir ao uso da tecnologia, pois com um sistema de software é possível melhorar a visualização da quantidade de produtos e com isso realizar uma produção mais assertiva. A médio e longo prazo isso gera uma economia considerável para a empresa.

Como a tecnologia tem transformado processos como gestão de estoque e gestão de entregas

O processo de gestão de estoque e entregas é um dos mais importantes no mundo da logística, pois é a partir dele que se sabe quanto e quais produtos é preciso produzir, além de traçar as melhores rotas para que as entregas não atrasem.

Com a aderência da tecnologia nesse cenário, tanto de estoque quanto de transporte e entregas, fez com que o processo se tornasse menos caótico e mais produtivo. Visto que, com a presença de sistemas de softwares e programas de planilhas, a visualização das demandas de produção diminui os gastos desnecessários e ainda aumenta a rotatividade dos objetos.

A gestão de entregas é facilitada com o aprimoramento dos estudos de rotas melhores, que proporcionam uma maior rapidez nas entregas, o que é 100% positivo para as empresa, pois as pessoas não possuem mais a paciência de esperar um produto chegar, ela vai na concorrência e compra um semelhante.

Por isso que a organização é sinônimo de lucro nas empresas, pois com ela é possível visualizar onde está faltando ou sobrando mercadorias, para que o cliente sempre tenha o produto ao seu alcance quando desejar.

A tecnologia é uma grande amiga das empresas, com ela é possível diminuir os erros e falhas no processo de procuração, diminuir os custos e aumentar o lucro, além de estimular a produtividade dos colaboradores e melhorar a qualidade de vida deles, pois a carga de estresse tende a diminuir.

Conheça a Capital Realty

Precisa de ajuda? Conte com a Capital Realty! No mercado há mais de 20 anos, atuamos no segmento de infraestrutura logística, com alta capacidade técnica de desenvolvimento e gestão de propriedade.

Capital Realty

Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.