Contato Comercial
+ 55 41 2169-6868

Tecnologia RFID: por que adotá-la na logística?

por Capital Realty | 20/10/2022 | Blog, Logística

A tecnologia RFID (Radio-Frequency Identification) favorece operações que desejam otimizar os processos logísticos e sair na frente da concorrência, em um mercado que está cada vez mais competitivo. Essa é mais uma das tecnologias que chegaram para revolucionar algumas áreas da logística, por meio de etiquetas inteligentes que funcionam com identificação de radiofrequência. 

É um processo que pode ser aplicado para controle de estoque ou localização de produtos na armazenagem. Confira o conteúdo completo e saiba se essa pode ser uma boa alternativa para a sua operação.

O que é tecnologia RFID?

Essa tecnologia consiste em captar informações e dados de objetos por meio de ondas de rádio, funcionando como uma espécie de radar. Com o auxílio de um transceptor é possível captar a leitura do sinal e enviar para um dispositivo, assim cada etiqueta eletrônica possui um circuito de informações diferentes, que serão convertidas e analisadas com a ajuda de um computador.

Como funciona tecnologia RFID?

Com o objetivo de reduzir os possíveis desperdícios e atrasos, essa tecnologia pode otimizar os processos logísticos por meio de dois tipos de etiquetas, as ativas, que possuem fonte própria de energia, e as passivas, que fazem uso da radiofrequência para transmitir sinais e informações.

Essa é uma tecnologia de usabilidade ampla, que pode otimizar todos os processos da cadeia de suprimentos de uma operação, desde a facilidade para controle de estoque, monitoramento da armazenagem, localização de determinados produtos, controle da distribuição da carga até o consumidor final, rastreabilidade do tráfego de caminhões, entre outras opções que podem fazer sentido para cada perfil de operação.

Otimize a sua operação com estratégias modernas de armazenagens

Quais as principais aplicações da tecnologia RFID

Conforme mencionado anteriormente, essa é uma tecnologia que pode ser aplicada na usabilidade de vários processos de uma operação, saiba os detalhes.

1 – Rastreamento da operação

A tecnologia RFID permite o uso de recursos para evitar desvios ou perdas de cargas, por meio de um sistema que permite acompanhar os produtos em todas as etapas da cadeia logística.

2 – Organização de produtos

Por meio das etiquetas inteligentes, torna possível identificar e organizar a carga por setores, de acordo com a origem, as características, o lote, a quantidade, etc.

3 – Personalização

A tecnologia RFID também permite a personalização das etapas da operação, favorecendo a otimização da mão de obra, contribuindo com a redução de custos e dos índices de desperdícios.

4 – Controle de temperatura

Por meio da tecnologia RFID é possível também fazer ajustes de temperatura para controle de umidade e ventilação da carga. É um formato muito usado para empresas que armazenam produtos perecíveis, como alimentos ou medicamentos.

Onde pode ser usado o RFID?

Conforme mencionado anteriormente, a tecnologia RFID pode ser usada em diversos tipos de operação e etapas logísticas, independente do tipo de armazenagem escolhido pela empresa. Se ficou com dúvidas sobre a tecnologia ou deseja saber mais sobre os tipos de armazenagem, conte com a Capital Realty, que possui alta capacidade técnica de desenvolvimento e gestão de propriedades, com condomínios que oferecem infraestrutura completa. Conheça as nossas soluções e escolha uma mega estrutura para a sua empresa.

Leia também: Tecnologia na logística: saiba como utilizar a seu favor

Capital Realty

Capital Realty

A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.