O setor de logística é uma das áreas mais dinâmicas do mercado de trabalho. Por isso, os profissionais que atuam nesse ramo devem estar atualizados e conhecer as novas tecnologias e estratégias disponíveis.
Cursos superiores, como pós-graduação, extensão técnica e MBA, estão entre os itens com maior oferta. Entender quais são as necessidades do mercado é o primeiro passo para valorizar o seu currículo.
Apesar da variedade de opções, algumas áreas têm maior demanda ou valorização no contexto atual. Listamos aqui algumas das mais importantes para os profissionais de logística.
A seguir, você lerá mais sobre:
- O que é logística?
- Quais são as especializações em logística?
O que é logística?
Se você considera seguir a carreira em logística, saiba que ela envolve o planejamento e gestão de informação, produtos e bens de consumo. Profissionais dessa área devem praticar uma série de atividades, desde o gerenciamento do armazenamento, organização do transporte, gestão da cadeia de suprimentos e processamento de pedidos.
A faculdade de logística possui uma duração variada, com programas que podem durar de dois a quatro anos, sendo as principais opções de formação o bacharelado e o tecnólogo.
A grade curricular abrange desde fundamentos da gestão até assuntos como logística reversa, gestão de operações, transportes internacionais e gerenciamento de estoque.
Quais são as especializações em logística?
Esse campo permite que seus especialistas atuem em uma diversidade de áreas. Por isso, há especialização que permite que eles se concentrem em assuntos específicos de seu interesse ou de necessidade no mercado.
No momento, entre as especializações para os profissionais da logística estão:
1. Supply Chain Management
Supply Chain Management ou gestão de cadeia de suprimentos é uma das funções mais importantes para os profissionais que atuam na área. Independentemente da modalidade de negócio, tornar processos mais rápidos e eficientes, reduzindo os custos operacionais, é uma meta de qualquer empresa.
Os cursos de especialização nesse segmento costumam ser mais práticos do que teóricos, com foco em soluções que impactam a rotina de quem atua na área. Mais do que aspectos conceituais, é fundamental que o profissional se mantenha ligado às novas tecnologias e às metodologias empregadas por empresas de sucesso no segmento.
Neste curso, os profissionais devem desenvolver competências como mapear processos e coordenar as atividades envolvidas na criação e entrega de um produto ou serviço.
2. Logística Reversa e Sustentabilidade
A chamada “logística verde” é outro tema que está em alta. As empresas buscam soluções que combinem eficiência e produtividade com respeito ao meio ambiente. Porém, por se tratar de um tema relativamente novo, faltam especialistas qualificados com especialização nessa área.
Além disso, a logística reversa é um assunto, frequentemente, relacionado à sustentabilidade, por oferecer a possibilidade da aplicação de iniciativas que promovem um menor impacto no meio ambiente.
Profissionais que tenham intenção de atuar em grandes empresas, especialmente nas multinacionais, podem encontrar nesse segmento uma ótima oportunidade de crescimento na carreira.
As competências desenvolvidas neste curso são a gestão sustentável da cadeia de suprimentos e a aplicação de estratégias de logística circular para garantir a sustentabilidade ambiental e econômica de uma empresa.
3. Comércio Exterior
O ramo de logística sempre atuou em conjunto com a área de Comércio Exterior. É comum que profissionais de uma área atuem em outra ou que as equipes sejam compostas por membros de ambas as áreas.
Atualmente, muitas empresas veem na exportação uma forma de encontrar novos públicos e ampliar as demandas. Ter domínio sobre os trâmites legais pode ser um diferencial para empresas que queiram explorar novos mercados. Especialistas com qualificações em ambas as áreas têm mais chances de se tornarem gestores.
Em uma especialização na área de Comércio Exterior, os profissionais aprofundam seus conhecimentos nas áreas de Direito e Economia, além de realizar negociações internacionais com empresas do exterior.
4. Gestão de transportes
A busca pela eficiência não se limita apenas aos processos, mas também se aplica às rotas de entrega. Empresas que monitoram seus veículos e acompanham dados estatísticos detalhados do desempenho da frota conseguem fazer manutenções preventivas e reduzir os custos com despesas mecânicas.
Além disso, a eficiência em termos de rotas não significa apenas escolher caminhos mais curtos ou mais rápidos. Dados como desgaste dos pneus e consumo de combustível também devem entrar nessa equação de maneira que todo o conjunto seja beneficiado. Compreender como se faz essa gestão e quais ferramentas utilizar é um diferencial que pode torná-lo um profissional mais completo.
As principais competências trabalhadas neste curso são o gerenciamento do transporte de empresas com eficiência e entender as tecnologias associadas à área.
Áreas da logística: entenda quais são as principais
Como você percebeu, a logística é um assunto amplo, abrangendo uma série de atividades em que um profissional pode atuar. Por isso, é preciso conhecer mais sobre todas elas, para que você possa compreender melhor em qual se especializar.
Quer entender mais sobre quais são as principais áreas em que você pode se destacar como um profissional? Acesse o blog da Capital Realty e entenda quais são as principais.