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FEFO: o que é e como colocar em prática no seu negócio

por Capital Realty | 05/09/2024 | Armazenagem, Blog

O FEFO é um dos principais métodos de gestão de inventário para empresas. Muito utilizado em supermercados e na indústria alimentícia, esse modelo diminui a perca de itens por conta do prazo de expiração.

Neste artigo, apresentamos as principais características sobre a aplicação do FEFO na logística e colocar esse padrão em prática. A seguir, você lerá sobre:

O que é FEFO?

FEFO é a sigla para First Expired, First Out, ou em português, primeiro a vencer, primeiro a sair. Esse método de gestão da cadeia de suprimentos prioriza a venda ou uso de itens com data de expiração mais próxima. Dessa forma, o desperdício é reduzido, fazendo com que os produtos não ultrapassem a data de validade.

O FEFO é utilizado, principalmente, em setores de alimentos e medicamentos, em que a data de expiração de produtos pode gerar prejuízo.

Qual a diferença entre FIFO e FEFO?

A principal diferença entre o FIFO e o FEFO é o critério usado para determinar a ordem de saída dos produtos.

Com o FIFO, a ordem de saída é definida com a data de entrada dos produtos no depósito. Assim, os itens armazenados há mais tempo são os primeiros a saírem.

No FEFO, a ordem de saída é baseada na data de validade dos produtos. Por isso, os produtos com data de expiração mais próxima são os primeiros a serem transportados ou vendidos.

 

fefo

Como colocar o FEFO em prática?

A aplicação do FEFO requer uma abordagem organizada para manter a sua eficiência. Entre as principais indicações para colocar esse sistema em prática estão:

1. Organize o inventário

Ao realizar a organização do inventário, garanta que todos os produtos possuam etiquetas visíveis com a data de vencimento. Utilize um padrão de rotulação para tornar essa verificação mais prática durante a rotina.

Conte com o auxílio de cores ou códigos que tornam essa verificação mais clara. A criação de zonas conforme as datas de validade também pode facilitar a rotulação e retirada de produtos.

2. Utilize softwares

O uso de sistemas e softwares que auxiliam no gerenciamento de mercadorias é uma das principais características para o sucesso de grandes operações que utilizam o FEFO. 

Com esse suporte, é possível rastrear os produtos com uma data de validade mais próxima e gerar notificações de quando essa mercadoria pode expirar.

Para que um sistema de rastreabilidade interna funcione de maneira adequada, é necessário manter atualizações constantes sobre o estoque. Por isso, inclua treinamentos de funcionários na rotina, para exemplificar a importância do FEFO e como a organização pode ser realizada com o software.

3. Crie procedimentos de recebimento

O controle no recebimento de novas mercadorias garante que o armazém permaneça organizado. Dessa forma, é possível melhorar as possibilidades de que os produtos com data de expiração mais próximas sejam vendidos primeiro.

Além de manter o estoque organizado, essa tática facilita a gestão do inventário, reduzindo o desperdício e contribuindo para uma operação mais econômica e sustentável.

Quais as vantagens do FEFO?

Entre as principais vantagens de utilizar o FEFO como um método de organização para a gestão de uma cadeia de suprimentos estão:

  • redução de custos e desperdícios, fazendo com que os produtos com data de expiração mais próxima sejam vendidos por primeiro;
  • redução de necessidade de análises constantes no estoque para validar se os produtos estão dentro do prazo de validade;
  • melhoria na gestão do inventário com um controle maior dos produtos presentes no estoque.

Alimentos perecíveis: 7 dicas para armazenagem

Utilizado, principalmente, em farmácias, mercados e na indústria alimentícia, o método FEFO é ideal para evitar perdas no armazenamento de produtos. Porém, quando se trata de alimentos perecíveis, há outras recomendações que devem ser aplicadas no controle de estoque.

No blog da Capital Realty, destacamos sete dicas para o armazenamento desse tipo de produto. Acesse para conhecer.

 

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A Capital Realty é referência na área de condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida, com um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída. Com forte atuação nos três estados da Região Sul e em São Paulo, a Capital Realty oferece uma equipe formada por gestores e engenheiros com larga experiência no mercado imobiliário e se destaca pela capacidade técnica de desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários de forma inovadora. Os empreendimentos levam a bandeira Mega, classificados como padrão A de infraestrutura logística/industrial e disponibilizam todo o suporte para os clientes que se instalam nos centros logísticos.