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10 dicas de como garantir entregas no prazo e conquistar o cliente

por Capital Realty | 23/02/2021 | Blog, Uncategorized

O número de compras online vem aumentando significativamente nos últimos anos. Segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro, houve um crescimento de vendas em 26,9% em 2021 comparado com o ano anterior.  

O prazo de entrega é um dos mais importantes fatores que influenciam na decisão de compra, e tem sido um grande desafio para as empresas de logística e as transportadoras encontrarem maneiras de reduzir os prazos e aumentar a satisfação dos clientes.

Pensando em ajudar a otimizar o tempo de entrega e, consequentemente, a satisfação do cliente, elaboramos esse artigo para mostrar como as empresas podem diminuir os prazos oferecidos.

 

Entrega no prazo: como garanti-la?

A entrega de um produto sempre gera expectativa por parte do cliente, principalmente quando a compra é feita online, afinal, há sempre o medo de termos caído em fraude. Quando o prazo não é cumprido, esse medo aumenta e certamente haverá decepção e reclamações com a empresa.

Veja como evitar situações como essa e proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente, garantindo a entrega no prazo:

1. Dê um upgrade nos processos

Dar um upgrade nada mais é que automatizar os processos. Ao investir em soluções tecnológicas e na automatização você irá diminuir consideravelmente o tempo em que é necessário concluir cada etapa. Pois, dessa maneira, muitas tarefas acabam sendo realizadas de forma automática e sem precisar aumentar a equipe. 

Outro ponto importante é que o lead time torna-se muito menor em processos como o picking, por exemplo, o que faz com que a mercadoria seja despachada mais rapidamente. Isso não diminui o tempo da entrega, de forma direta, mas acelera os processos.

2. Mantenha o estoque sempre atualizado

Invista em softwares e processos que mantenham o estoque sempre atualizado, de modo a evitar que o cliente, após efetuar a compra, seja notificado de que o seu produto não está mais em estoque. Mesmo que você ofereça reembolso ou um novo prazo, pode ser que ele não queira mais comprar com você.

3. Terceirize o transporte

Quando uma empresa usa seu próprio transporte para as entregas, pode ser que ocorram atrasos, pois muitas vezes são aguardados um número de pedidos para poder sair para transporte.

Optar por terceirizar essa entrega através de transportadoras é uma excelente solução, pois elas atendem diversos outros clientes e possuem uma demanda grande de entregas. Isso não só agiliza o processo, como diminui o tempo de entrega.

Outro ponto é que para você ter o seu próprio transporte, será necessário investir em veículos, mais funcionários, treinamento e manutenção, por exemplo, o que pode ter um custo muito alto.

Quando for escolher uma transportadora, escolha uma de confiança e que tenha práticas modernas no setor. Dessa maneira você oferece um serviço de segurança para o seu cliente.

4. Calcule os riscos

Imprevistos devem ser sempre previstos. E um bom gestor deve sempre estar atento na operação e ter em mãos todo o processo, pois qualquer eventualidade pode comprometer a produção e acabar atrasando a entrega.

É muito importante fazer os cálculos de todos os imprevistos que podem surgir e que são inerentes à atividade da sua empresa.

Contratar uma transportadora que seja experiente e que já tenha isso alinhado, é um ponto muito positivo e que deve ser levado em consideração para reduzir o prazo de entrega.

5. Estabeleça prioridades

Um dos pontos onde muitas empresas erram é distinguir o que é importante daquilo que é urgente. São dois conceitos distintos, mas que aperfeiçoam o processo e a realização das tarefas a serem desempenhadas.

A hierarquização de cada etapa do processo, faz com que, quando surgirem, as tarefas urgentes, sejam finalizadas antes das importantes.

Dessa maneira tudo fica muito mais organizado e diminui o prazo de entrega do produto.

6. Mapeie as atividades

Mapear os processos e atividades faz com que você consiga organizar e avaliar a maneira como as tarefas são realizadas. Desta maneira você consegue reduzir os desperdícios e erros, otimiza as etapas, aperfeiçoa o método e aprimora o tempo de realização das tarefas ao longo do processo.

Por isso, mapear e avaliar a maneira com que cada fase do processo é realizada, é muito importante, assim como, perscrutar melhorias contínuas na metodologia de trabalho utilizado em cada uma delas.

7. Armazenagem em pontos estratégicos

A posição dos espaços de armazenamento dos produtos é um fator que deve ser considerado por quem precisa agilizar a entrega. Estar em um ponto bem acessível e com infraestrutura adequada (rodovias, ferrovias e terminais marítimos, por exemplo) permite que o fluxo seja mais rápido e, portanto, diminua o tempo para que o pedido chegue ao consumidor.

Veja em outro post do nosso blog os tipos de armazenagem e como você pode escolher o melhor para a sua empresa.

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8. Estabeleça um prazo que pode cumprir

Não faça promessas irreais apenas para fechar uma venda. Busque ter certeza do limite viável de quando o produto chegará ao endereço da pessoa. É melhor combinar um período maior e surpreender o consumidor ao receber a mercadoria antes do que gerar desconforto com o atraso.

9. Tenha parcerias e fornecedores de qualidade

Contar com parcerias e fornecedores de qualidade, tanto para o transporte quanto para o armazenamento dos produtos, pode melhorar o prazo de entrega de suas mercadorias. Desta maneira, você terá certeza de que ninguém te deixará na mão e seus produtos estarão seguros, bem armazenados e chegarão no tempo certo para o cliente. 

10. Mantenha a comunicação com o cliente

 A espera e a ausência de informações sobre o caminho percorrido pela mercadoria pode prejudicar a imagem que o cliente tem da sua empresa. Por isso, é fundamental considerar todo o processo de compra como parte da experiência do consumidor.  Seja transparente e ofereça o acompanhamento online, em que a pessoa fica informada do passo a passo da entrega. 

 

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Desenvolver, executar e gerir ativos imobiliários é o negócio da Capital Realty, uma empresa reconhecida pela expertise em terceirização imobiliária na área de infraestrutura logística e tem sob sua gestão um portfólio de mais de 500 mil m² de área construída.

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