A eficiência nas áreas da logística é considerada essencial para garantir que os produtos sejam movimentados de forma eficiente. Por isso, estruturar processos logísticos tornou-se uma estratégia para empresas que desejam conseguir a satisfação do cliente final.
Por isso, ao compreender a interdependência dessas áreas, é possível identificar oportunidades de otimização e aprimoramento.
No artigo a seguir, você confere quais são as principais áreas da logística para aplicar no seu negócio. Continue a leitura.
8 áreas da logística que você precisa conhecer
Em geral, há oito principais áreas para estruturar processos logísticos que garantam a eficiência operacional, sendo elas:
- Armazenagem.
- Processamento de pedidos.
- Transporte e distribuição.
- Informação.
- Gestão de qualidade.
- Controller logístico.
- Conservação.
- Supply Chain Management.
1. Armazenagem
Um dos pilares da logística, essa área envolve o gerenciamento do espaço físico para o armazenamento de produtos. Projetados para acomodar uma variedade de mercadorias, a eficiência na armazenagem é essencial para minimizar custos e garantir um fluxo eficiente durante a gestão da cadeia de suprimentos.
Por isso, prezar pela utilização inteligente desses ambientes, como layouts bem definidos, técnicas de rastreamento e maximização de espaços auxiliam com o sucesso de outras áreas.
2. Processamento de pedidos e embalagem
A área de processamento de pedidos é responsável pelo recebimento dos pedidos dos clientes. Ela pode ser gerida por operadores ou automaticamente por sistemas específicos.
Todas as informações sobre o pedido e o cliente — quantidade de itens, endereço, data de entrega e outras — devem ser registradas no sistema corretamente.
Após a verificação, o pedido entra na fase de picking, onde os produtos são retirados do estoque para atender ao pedido. Em seguida, é realizada a fase de packing, que envolve a definição de qual embalagem será utilizada.
3. Transporte e distribuição
O transporte e distribuição são áreas incluídas no processo de logística da empresa. Responsável pela movimentação física da mercadoria até o cliente, essa etapa deve ser planejada para acontecer sem problemas.
Um planejamento logístico deve considerar fatores como tempo de trânsito, custos e a capacidade dos modos de transporte. Além disso, a adoção de práticas sustentáveis deve ser considerada para melhorar a eficiência e reduzir os custos.
4. Informação
Responsável pela coordenação eficiente das atividades na cadeia de operações, essa área engloba a coleta, análise e disseminação de informações. Realizada por sistemas integrados, o objetivo da área é prever demandas, rastrear produtos e identificar pontos de melhoria.
Dessa maneira, é possível otimizar a eficiência operacional de acordo com informações personalizadas da empresa, fazendo com que a entrega e outras atividades aconteçam da melhor forma.
5. Gestão de qualidade
Fundamental para que empresas atendam as expectativas dos clientes, a área de gestão de qualidade é responsável por avaliar se os padrões estabelecidos estão sendo cumpridos.
Além disso, a gestão de qualidade envolve o monitoramento da satisfação do cliente. Esse processo garante que a empresa esteja sempre alinhada com as expectativas e necessidades do consumidor, mantendo a competitividade no mercado.
6. Controller logístico
Os profissionais na área de controller logístico são responsáveis por monitorar, analisar e controlar os aspectos financeiros e operacionais da operação logística. Entre as principais funções da área estão o planejamento e controle orçamentário das atividades.
O controller logístico também realiza a análise de indicadores de desempenho que definem a eficiência das operações. Com base nessa avaliação, o profissional pode recomendar ajustes nos processos para otimizar o desempenho.
7. Conservação
A área de conservação é essencial para garantir a durabilidade de produtos e insumos usados na produção de itens da cadeia de suprimentos. Essa área previne perdas, contribuindo para prolongar a vida útil da mercadoria.
O setor é responsável por realizar manutenções preventivas de equipamentos e meios de transporte, e também engloba atividades como limpeza, lubrificação e ajustes nos equipamentos.
8. Supply Chain Management
A Supply Chain Management — gerenciamento da cadeia de suprimentos, em português — refere-se ao conjunto de atividades e empresas que estão envolvidas no processo logístico.
Desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto final ao cliente, o gerenciamento funciona por meio da integração de diferentes parceiros, como fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas.
Por isso, o gerenciamento desta cadeia é essencial para a logística funcionar de maneira eficaz, otimizando os processos com diferentes áreas e colaboradores.
O que é planejamento logístico e como criar o seu
Além de estruturar as principais áreas da logística, compreender como lidar com problemas que podem aparecer durante os processos é uma visão estratégica que todas as empresas devem ter.
No blog da Capital Realty, você pode conferir tudo sobre o assunto. Com este artigo, você entenderá como definir soluções para minimizar eventuais problemas na logística do seu negócio.